Programa Correção de Fluxo promove atividades especiais com alunos do 6º ao 9º ano
Reforçar a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Este é o objetivo do Programa Correção de Fluxo que promove, junto aos 250 estudantes do 6º ao 9º ano, o encerramento do projeto “Os valores humanos no tempo das incivilidades: Valores morais e os confrontos na escola”. O “Correção de Fluxo” visa minimizar a defasagem referente à idade e ao ano escolar que o estudante deveria estar cursando.
A programação que envolve dez turmas já foi promovida nas unidades municipais Elza Ibrahim (dia 11) e Professora Maria Isabel Damasceno Simão (dia 10), quando os estudantes tiveram oportunidade de visitar a Casa do Idoso. Na terça-feira (17) e quarta-feira (18), o projeto acontece no Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro e Samuel Brust, às 9h. A programação é marcada por atividades específicas como apresentações de jogral, teatro, peça teatral, poesia, coletânea de imagens, gêneros textuais e um concurso de produção textual sobre o tema "A adolescência e os Valores Humanos.
Para a realização do projeto, professores do programa trabalharam junto ao conteúdo e foram ministrados enfoques como valores, cidadania, respeito e sensibilidade. De acordo com a coordenadora do programa do 6º ao 9º ano, Waldelucia Porto, entre as vantagens apontadas pelos estudantes inseridos ao programa é que eles conseguem, de acordo com o processo ensino-aprendizagem, estudar em dois anos de escolaridade em um semestre. A secretária de Educação, Lúcia Thomaz, explicou que o programa atende proposta do governo federal e se destaca principalmente por elevar a estima dos alunos, que conseguem avançar nos estudos.
Atualmente, o perfil dos estudantes do “Correção de Fluxo” abrange, em sua maior parte, alunos provenientes de outras cidades, que nem sempre estão com idade de acordo com a série, em virtude das mudanças de endereço. Durante o programa, os alunos participam de avaliações com a finalidade de sanar a distorção idade e ano de escolaridade junto ao aluno até a faixa de 14 anos. No quarta-feira (25 ) está prevista uma avaliação geral entre os alunos do programa.