Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência forma 600 alunos
Foto: Juranir Badaró
Projeto é uma realização do 32° Batalhão de Policia Militar (BPM) e a secretaria de Educação
Cerca de 600 alunos do 5°ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino vão participar da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) nesta quarta-feira (29), na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) - Campus Macaé, localizado na Rodovia Amaral Peixoto s/n, Imboassica. O projeto é uma realização do 32° Batalhão de Policia Militar (BPM) e a secretaria de Educação.
Durante o 1° semestre, os instrutores José Francisco de Oliveira e Yassuda Kobayashi desenvolveram ações como: palestras, peças teatrais, dinâmicas com temas como segurança, responsabilidade, prevenção à violência e drogas e tomada de decisões. Os instrutores do programa usam como referência o livro que destaca a prevenção em relação a bullying, violência e drogas. Todas as temáticas tem respaldo no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), previsto na Lei 8.069/90.
- Nosso objetivo é prevenir a violência e o uso de drogas, minimizando os impactos que são causados na sociedade e dentro das escolas da rede pública de ensino - disse Jose Francisco, ressaltando que o contato com alunos acontece através das dinâmicas dentro da própria escola onde os instrutores levam suas experiências externas e se aproximam da realidade dos alunos.
Para Andrea Martins, subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, a convivência dos alunos com membros da Polícia é um momento importante. "A aproximação da escola com a instituição tem nos fortalecido enquanto seres humanos. Os alunos saem da formação entendendo todos os malefícios da droga e tudo que ela provoca de ruim para família e a sociedade", disse Andrea.
Como funciona o Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e hoje é adotado em todo o Brasil. Conta com três currículos: Proerd para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, para 5° ano do Ensino Fundamental, para 7º ano do Ensino Fundamental e para pais/responsáveis.