logo

Programa Saúde na Escola visita Lagomar e Engenho da Praia

14/05/2018 11:45:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Diferentes atividades têm foco na qualidade de vida dos alunos

O Programa Saúde na Escola (PSE), uma parceria das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, que visa contribuir para a qualidade de vida dentro das escolas da rede pública municipal de ensino, esteve em nove unidades este ano e mais nove serão visitadas até novembro. Neste mês, as equipes do PSE estarão no Colégio Municipal Balneário Lagomar, desta segunda-feira (14) a sexta-feira (18), e, na Escola Municipal Engenho da Praia, de 21 a 25.

O programa já esteve este ano nas seguintes unidades escolares: Aterrado do Imburo, Córrego do Ouro, Engenho da Praia, José Bruno de Azevedo, Joaquim Luiz Freire, Átila de Aguiar Maltes Júnior, Balneário Lagomar, Botafogo e Ciep Darcy Ribeiro.

A coordenadora do programa, a fonoaudióloga Kelly Pires Coura Aguiar, informou o cronograma das visitas do ano inteiro e destacou também as escolas já visitadas neste primeiro quadrimestre. Segundo ela, as equipes levam às escolas ações de combate a doenças, como as transmitidas pelo Aedes aegypti; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação da situação vacinal; e estímulo à cultura de paz e cidadania.

Kelly disse que, para o aprimoramento do trabalho, as equipes do PSE participaram em janeiro de webconferência com representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. Para as ações sobre alimentação, o PSE realiza trabalho integrado com a Coordenadoria da Área Técnica e Alimentação e Nutrição (Catan) e também com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família, bem como com parceiros como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

O programa faz, ainda, reuniões com diretores das escolas e com os pais dos alunos a fim de planejarem, em conjunto, as atividades a serem realizadas.

As ações não acontecem ao mesmo tempo em todas as escolas, por isto algumas que já receberam atividades aparecem no calendário das próximas ações. Uma unidade pode receber uma atividade em um mês e outra em mês diferente porque a equipe segue o cronograma definido nas reuniões com temas variados. O PSE visita as escolas conforme participação dos diretores nos encontros para o planejamento das atividades.

Próximas escolas que receberão o PSE

Maio:

14 a 18 – C. M. Balneário Lagomar.

21 a 25 - E. M. Engenho da Praia.

Junho:

4 a 8 - E. M. E. I. Dr. Juventino da Silva Pacheco.

Agosto:

13 a 17 – E. M. Joaquim Luiz Freire Pinheiro.

Setembro:

3 a 6 - C. M. Eraldo Mussi.

24 a 28 - E. M. E. I. José Bruno.

Outubro:

22 a 26 - C. M. Botafogo.

Novembro:

5 a 9 – Ciep Darcy Ribeiro.

26 a 30 – C. M. Aterrado do Imburo.


Fotos Relacionadas