Projeto “Anima Escola” começa nesta quinta-feira na rede municipal
Começa nesta quinta-feira (16) a primeira etapa do projeto “Anima Escola”, produzido pelo festival Anima Mundi. A programação presencial segue nesta sexta-feira (17) e entre os próximos dias 20 a 22. O encontro vai acontecer na sede da Secretaria de Educação, situada na rua Antero Perlingeiro, 402, Centro. Macaé é uma das únicas cidades do estado do Rio de Janeiro que está recebendo o projeto itinerante. O curso visa capacitar os profissionais a trabalhar com linguagem de animação com os alunos, produzindo filmes nas salas de aula. O módulo contará com cerca de 40 participantes, entre professores, estudantes do 9º ano de escolaridade e do Ensino Médio.
O curso, que é fruto da parceria entre a Secretaria de Educação (por meio da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte), a coordenação do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) e os projetos Anima Mundi e Anima Escola, conta com apoio da International Business Machines (IBM). Já a etapa à distância será ministrada entre os dias 27 deste mês a 21 de novembro. A segunda fase presencial segue nos dias 27 e 28 de novembro.
As oficinas vão contribuir no processo ensino-aprendizagem reforçando assim capacidades de criação, síntese, concentração e comunicação dos estudantes, que contarão no próximo ano letivo com educadores capacitados quanto à animação. O participante vai se envolver, obrigatoriamente, em três módulos.
Nesta primeira etapa, os participantes vão ter exercícios livres com técnicas diferentes de animação, estruturação de roteiros, além de elaboração de “storyboards” dos roteiros trabalhados pela turma.
De acordo com a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Mônica Couto, por meio do projeto os educadores do município vão receber ferramentas técnicas apropriadas para a realização de filmes de animação por alunos e professores de forma autônoma. “O ´Anima Escola´ também oferece material didático diferenciado, ou seja, filmes de animação que ficam à disposição das escolas para uso em sala de aula. As oficinas vão contribuir no processo ensino-aprendizagem”, disse.