logo

Projeto piloto de Iniciação à Robótica se prepara para etapa regional

23/09/2014 11:46:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

A iniciativa integra alunos de diversas unidades municipais

Popularização da ciência e tecnologia, desenvolvimento de potencialidades e inovações em prol do conhecimento são as propostas do projeto piloto de Iniciação à Robótica que está em fase de avaliação nas dez escolas participantes. Durante a análise, dez voluntários da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé) apresentam o “Diário de bordo”, material com registros do cotidiano da unidade. O próximo passo da coordenação é montar um espaço específico, na sede da Secretaria de Educação, voltado para encontros com professores e alunos participantes e para formação específica direcionada aos educadores interessados no projeto.

A "Iniciação à Robótica" integra cerca de 100 alunos das seguintes escolas municipais: Eda Moreira Daflon, Amil Tanus e Antônio Alvarez Parada (5º ano). Na lista também estão Professora Elza Ibrahim, Professora Maria Letícia Santos Carvalho, Polivalente Anísio Teixeira, Sana e Ancyra Gonçalves Pimentel (6º ao 9º ano). Ainda fazem parte do projeto os estudantes da modalidade de Ensino Médio do Colégio Aplicação (CAp), da Escola Tácnica Municipal Natálio Salvador Antunes e da Fundação Educacional de Macaé (Funemac). Os jovens se envolveram na montagem e programação de robôs ao associarem conceitos básicos de Mecânica e Eletrônica.

De acordo com a subsecretária de Educação na Saúde Cultura e Esporte, Mônica Couto, as avaliações são importantes para melhor estruturar o projeto. “Temos que analisar o que podemos fazer futuramente, saber as necessidades e demandas, além de entrosar universitários voluntários e professores da melhor forma. A intenção é que o projeto piloto se execute de maneira funcional e estruturada nas escolas. Só assim, o trabalho poderá ser ampliado a outras unidades municipais, atendendo maior número de alunos”, observou.

Em agosto, os representantes das escolas participantes se destacaram na Feira Educacional de Robótica de Macaé. A programação teve como foco central “Inovar por um mundo melhor”, envolvendo jovens em apresentações de pesquisas tecnológicas mais avançadas voltadas para o corpo como exames, profilaxia e, até mesmo, protótipos com processos ligados à cura seguindo a pauta “Corpo em Movimento”.

Premiação - Após o torneio municipal que premiou as quatro melhores equipes SerraTec (Natálio Salvador Antunes), RobôCAp (Colégio Aplicação), Robóticos Daflon (Eda Daflon) e Sana Androide (Colégio Municipal do Sana), alunos, professores e monitores se preparam para a segunda etapa regional First Lego League- 2014 que acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro, em Vitória (ES). Na ocasião, as equipes resolverão questões do mundo real no projeto de pesquisa.