logo

Projovem Urbano segue com aulas na rede municipal durante as férias

03/07/2014 12:35:00 - Jornalista: Joice Trindade

Mesmo em período de recesso escolar nas 103 escolas municipais, as aulas do Projovem Urbano continuam normalmente nas unidades municipais Claúdio Moacyr de Azevedo (Aeroporto) e Paulo Freire (Lagomar). Cerca de 60 alunos participam do programa, que é desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com a secretaria de Educação. A proposta é elevar a escolaridade dos que ainda não puderam concluir o Ensino Fundamental. Já a volta às aulas para os estudantes da rede municipal está prevista para o próximo dia 14.

Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, uma das finalidades do Projovem Urbano é ampliar o leque de estudos e contribuir para a prática da cidadania dos jovens de Macaé. A previsão é que as inscrições para a próxima etapa do Projovem Urbano comecem a partir do segundo semestre letivo. Para melhor desenvolvimento do programa, os professores do curso participam periodicamente de formação continuada de gestores, por meio de webconferência do Ministério da Educação (MEC).

Além da conclusão do Ensino Fundamental, os estudantes do Projovem Urbano também conseguem obter qualificação profissional inicial na área de Administração. O curso tem duração de 18 meses e atende jovens na faixa de 18 a 29 anos. Os alunos também têm oportunidade de participar de aulas de Inglês e Informática.

O participante também recebe uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 100,00 mediante o cumprimento de 75% de frequência e trabalhos. Os alunos também contam com material escolar específico e merenda. O Projovem Urbano é uma parceria com o MEC, por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi).