logo

Provinha Brasil é aplicada em 41 escolas municipais

14/05/2013 17:20:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Próxima fase acontece nesta quinta-feira (16) com avaliação da disciplina de Matemática

Cerca de 2,8 mil estudantes matriculados no segundo ano de escolaridade do ensino municipal realizaram nesta terça-feira (14) a Provinha Brasil. A avaliação foi aplicada em 130 turmas de 41 unidades municipais. A prova de múltipla escolha foi composta por 20 questões da disciplina de Português. O objetivo da Provinha Brasil é verificar a aprendizagem de alunos em leitura e escrita.

Uma das unidades que contou com a Provinha foi a Escola Municipal Professora Letícia Peçanha Aguiar. A unidade, situada no Centro, aplicou a avaliação para um total de 128 estudantes de cinco turmas. No turno da manhã, 54 alunos fizeram a prova.

Já no decorrer da tarde, a avaliação foi aplicada para 74 alunos. Entre eles estava o estudante Luís Eduardo Plovier. O morador do Lagomar, de sete anos, não viu dificuldades nas questões.

“Gostei dos textos, principalmente da questão de procurar os nomes”, disse, acompanhado pela professora Luciane Fernandes e da professora-orientadora Marinalva de Souza.

Outra estudante orgulhosa da provinha é Vitória Emanuelle Correa dos Santos. A menina, também de sete anos, disse que adorou a prova. “Acho que errei umas três respostas, mas estou esperando a prova de Matemática”, pontuou.

A Provinha Brasil foi aplicada e corrigida pelos próprios professores da unidade. De acordo com a diretora da Escola Municipal Professora Letícia Peçanha Aguiar, Andrea Carvalho, esta é uma oportunidade de diagnosticar o trabalho e procurar o aprimoramento dos profissionais da rede municipal para que possam ser executadas intervenções pedagógicas, que possam melhor contribuir com a qualidade de ensino.

A próxima fase acontece nesta quinta-feira (16) com avaliação da disciplina de Matemática. O resultado das avaliações será encaminhado para a Coordenação do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da secretaria de Educação, que enviará para o Ministério da Educação (Mec).

Idealizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb), a avaliação conta com o apoio da Secretaria de Educação Básica (Seb), Ministério da Educação (Mec) e de universidades, que integram a rede nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica do MEC.

A segunda etapa da Provinha Brasil está prevista para o final do ano, com a conclusão dos índices de leitura e escrita e o resultado que vai destacar a realidade de cada unidade.Segundo a Secretária de Educação, Lúcia Thomaz, após as etapas da Provinha Brasil, a previsão é que sejam adotadas medidas pedagógicas que auxiliem na gestão do ensino municipal.