Provinha Brasil segue nesta sexta em 44 escolas municipais
Foto: Ana Chaffin
A prova testa conhecimentos matemáticos e verifica aprendizagem em leitura e escrita
Verificar a aprendizagem de alunos de leitura e escrita, além de conhecimentos matemáticos. Esta é a finalidade da Provinha Brasil, que foi aplicada nesta quinta-feira (7) e segue nesta sexta-feira (8) em 44 unidades municipais de ensino para 137 turmas do segundo ano de escolaridade.
Cerca de 3 mil alunos estão participando da avaliação. A aluna Sara dos Santos, da Escola Municipal Letícia Peçanha de Aguiar, foi uma das mais animadas com a avaliação de Português. “Foi fácil. Gostei dos textos e das questões”, falou. Já a colega de turma, Sara Hadassa, também confessou que não viu dificuldades na avaliação. “Amo Português. Na verdade, gosto de todas as disciplinas. Amanhã vou fazer a provinha de Matemática. Acho que também vou gostar”, observou.
Para a professora-orientadora, Marinalva de Souza Fidélis, provas como estas são proveitosas. “Esta é a oportunidade para pontuarmos quais são as dificuldades dos alunos e quais as estratégias pedagógicas, que poderão ser trabalhadas no próximo ano letivo”, falou. Ela ressaltou ainda que os estudantes estão se adaptando a participar de provas como estas. “Já comecei a corrigir as avaliações. Posso afirmar que os alunos gostam de questões de múltipla escolha”, comentou.
Com 20 questões de múltipla escolha, a avaliação desta quinta-feira (7) abrangeu textos e questões com interpretação e divisão silábica. Já nesta sexta-feira (8) será a vez de avaliar as habilidades e competências de Matemática, que devem ser adquiridas na alfabetização.
Após a correção, o resultado das avaliações será encaminhado para a Coordenação do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da secretaria de Educação, que enviará os dados para o Ministério da Educação (Mec).
De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a expectativa da Prefeitura de Macaé é obter bons resultados. “Após as etapas da Provinha Brasil, a previsão é que sejam adotadas estratégias pedagógicas, que visam contribuir na gestão do ensino. Com isso, os professores e gestores terão acesso a informações, que vão auxiliar no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem”, finalizou. O próximo passo do ensino municipal é aplicar a Prova Brasil. A avaliação acontecerá entre os dias 25 e 21 deste mês na rede municipal.