Quarenta mil alunos voltam às aulas nesta segunda-feira
Foto: João Barreto
Prefeitura quer todas as crianças dentro da sala de aula
Cerca de 40 mil alunos são esperados na volta às aulas, nesta segunda-feira (15), na rede municipal. Ao todo 104 escolas receberão estudantes do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio, exclusivamente oferecido na Serra. Nesta primeira quinzena de aulas, os estudantes da Educação Infantil passarão por período de adaptação.
As unidades que funcionam em tempo parcial terão horário de adaptação até o dia 19 ( das 7h30 às 9h30 e das 13h às 15h). Já entre os dias 22 a 26, as unidades funcionarão das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h.
Os alunos que estudam em horário integral serão atendidos entre os dias 15 a 19, das 7h30 às 9h30. A segunda fase de adaptação para os alunos do turno integral será entre os dias 22 a 26 com aulas das 7h30 às 11h30. Segundo a subsecretaria de Educação Infantil, se houver necessidade, os novos alunos poderão participar de uma terceira etapa de adaptação, das 7h30 às 14h.
Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, o processo de adaptação para os alunos de Educação Infantil é fundamental para a criança. "Este é o período em que os alunos começam a conhecer o novo ambiente e se harmonizam em um espaço coletivo. A adaptação é necessária para uma melhor convivência com professores e outros alunos. Esta fase contribui com a interação com os colegas e adultos como professores e demais funcionários das escolas", ressaltou.
Já a subsecretária de Educação Infantil, Leila Clemente, explicou que na adaptação, a criança irá vivenciar experiências em um novo ambiente, com regras e limites. Ela destacou também que a parceria efetiva das famílias é essencial. “Esta é a fase primordial do apoio e colaboração de pais e responsáveis. É na adaptação que é iniciada a construção de um vínculo entre escola e família, aparecendo assim o professor como referência e da escola como um lugar seguro", observou.