Quarta edição do "Inverno com Ciências" termina nesta quinta-feira
Há quatro anos, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus - Macaé, em parceria com a prefeitura, promove o projeto "Inverno com Ciências" que oferece minicursos, oficinas, palestras, mesas redondas, campanhas educativas, passeios ecológicos e momentos artístico e cultural à sociedade. A abertura desta edição foi no dia 21, no auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária e a programação termina nesta quinta-feira (31), no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento sócio-Ambiental de Macaé (Nupem/UFRJ), na Cidade Universitária e nas escolas das rede. Os interessados podem se inscrever pelo link http://invernocomciencia2017.macae.ufrj.br. A programação está disponível no link https://invernocomciencia2017.macae.ufrj.br/.
De acordo com a coordenadora Cristiane Pires, a quarta edição do projeto, pela primeira vez, deixou a Cidade Universitária e chegou nas escolas da rede e no Nupem. "As mesas redondas, cursos, oficinas e atividades estão saindo da Cidade Universitária, cumprindo a proposta extensionista da UFRJ, se aproximando da população, dando oportunidade e facilitando a participação de outras pessoas que não estão nos espaços acadêmicos," informa.
O projeto visa executar o cumprimento do compromisso social da universidade pública na ideia de extensão universitária como processo educativo, cultural e científico, contemplando a articulação entre o ensino e a pesquisa, possibilitando interação transformadora entre a universidade e a sociedade.
No primeiro semestre do ano letivo é realizado o "Verão com Ciências" no mesmo modelo do "Inverno com Ciências" com cursos, minicursos, palestras e oficinas, e também visa abrir as portas do espaço universitário à sociedade, possibilitando aos estudantes, servidores e docentes do Campus UFRJ-Macaé interação com o público que não frequenta o espaço. A programação do "Verão com Ciência" aborda temas como Educação, Meio ambiente, Saúde, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, entre outros.
Segundo a equipe organizadora, o desafio proposto é tornar o ambiente universitário da UFRJ em Macaé vivo e dinâmico, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região, propiciando aos estudantes universitários, funcionários e docentes trabalho e vivência conjunta da interdisciplinaridade e da integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão.