logo

Rede municipal de educação promove cursos de formação

09/04/2015 10:41:00 - Jornalista: Joice Trindade

A rede municipal de ensino segue neste mês com o cronograma de cursos de Formação Continuada. Nesta quinta-feira (9), começa a Formação para Conselheiros Escolares. O módulo acontece no laboratório do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da secretaria de Educação, nos turnos da manhã e tarde.

Ainda neste mês estão previstos os módulos “A utilização das redes intersetoriais no município de Macaé", com 20 encontros presenciais e 40 pelo sistema de Educação à Distância; “Técnica de leitura e escrita no sistema braille e sorobã” (único com oferecimento de quinze vagas) e “Jovens Contadores de Histórias”.

Já no mês de maio devem começar os cursos “Novo olhar sobre as drogas”, “Programa Nacional de Alimentação Escolar” e “Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação”. Para o mês de junho, foi reservado o módulo “Violência e Afetividade nas escolas”.

Conselhos - O curso de Formação para Conselheiros Escolares é mais um reforço para a atuação das Associações de Apoio à Escola. Além disso, as associações servem como um pontapé para implementação dos Conselhos Escolares nas escolas municipais.

A coordenadora Márcia Alves vai destacar os objetivos, legislação e significado dos conselhos escolares, que são colegiados com a atribuição de deliberar sobre questões político-pedagógicas, administrativas e financeiras no âmbito da escola.

O curso de formação envolve um colegiado com representantes de alunos, professores, funcionários, dirigentes das unidades de ensino, além dos pais e responsáveis para acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares.

Capacitação segue até dezembro

A capacitação, que segue até o mês de dezembro, consiste em encontros on line e presenciais, ministrados pela tutora Márcia Alves Correa. Durante a formação são abordados tópicos como a história dos Conselhos Escolares no país e a função pedagógica. No final do evento, haverá entrega de certificados.

Para o melhor desenvolvimento do trabalho, o município segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394-96), que em seu artigo 14 dispõe sobre a importância da participação da comunidade escolar local nos conselhos escolares ou equivalentes.

Todas as atividades dos Conselhos Escolares seguem as determinações do Ministério da Educação (Mec) com orientações de como acompanhar a vida escolar dos estudantes e dicas para contribuir com o processo ensino-aprendizagem.

De acordo com a coordenadora do Programa de Formação dos Conselhos Escolares, Márcia Alves Corrêa, a formação da Associação de Apoio à Escola é positiva e serve como um reforço diante da formação dos conselhos escolares. “O trabalho das associações também consiste em acompanhar a vida escolar dos estudantes com dicas para contribuir com o processo ensino-aprendizagem. A associação é um órgão consultivo e de prestação de contas das verbas municipais (Plano Dinheiro Direto na Escola) e federais (Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola”, pontuou.