logo

Rede municipal ganha apresentações e Sala de Referência de Leitura

12/05/2014 17:33:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

O grupo HistoriArte se apresenta nas unidades escolares

Levar a magia, lendas, contos, contos, fábulas, crônicas e histórias de personagens como heróis, princesas, dragões e outros animais para os alunos do ensino municipal. Este será o trabalho dos professores e do grupo de Contadores de Histórias HistoriArte. Durante o trabalho, os profissionais adotam técnicas adequadas de contação de histórias para os alunos da rede municipal de ensino como narrativa, voz, corpo, memória e a importância de exercitar o conhecimento.

A agenda de apresentação do grupo HistoriArte segue nesta terça-feira (13), no Colégio Municipal Balneário Lagomar, e na quarta-feira (14), no Colégio Municipal Professor Paulo Freire. Na lista de visitas, os contadores estarão no Colégio Municipal Botafogo (quinta, 15), e também no Colégio Municipal Botafogo e Professora Maria Isabel Damasceno Simão, na sexta-feira (16).

Na próxima semana será a vez do Colégio Municipal Dr. Cláudio Moacyr, na segunda-feira (20). Na terça-feira (21), o grupo voltará ao Colégio Municipal Professor Paulo Freire, e na quarta e quinta-feira (22 e 23), estará no Colégio Municipal Renato Martins.

Sala de Referência - Para reforçar o trabalho, a secretaria de Educação implementou a Sala de Referência de Leitura e Formação de Leitores. A sala, que já é considerada uma inovação no ensino municipal, recebe servidores de todas as secretarias e profissionais da rede municipal. Juntos, eles se envolvem de forma harmônica em prol da criatividade, motivação e inspiração das artes e contação de histórias. A sede da secretaria de Educação funciona na rua Antero Perlingeiro, 402, Centro.

Nesta segunda-feira, 12, o espaço amplo que funciona em prol para leitura dos contadores e visitantes recebeu a banda da Secretaria de Educação. Na oportunidade, a musicalidade dos instrutores de bandas se aliou à contação de histórias, fator que arrancou aplausos e emoções dos presentes.

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, uma das finalidades do novo espaço é incentivar os educadores com a utilização de recursos pedagógicos, que visam contribuir com a qualidade do processo ensino-aprendizagem. “A contação de história potencializa o desenvolvimento cognitivo e emocional do aluno. A Sala de Referência de Leitura e Formação de Leitores é um dos pontos que contribuem para o processo ensino-aprendizagem”, ressaltou.

Já para subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Mônica Couto, a Sala de Referência é mais uma das conquistas da Educação. “Além de ser um referencial de livros, o espaço servirá como um ponto de encontro para troca de ideias quanto à contação de histórias na rede municipal”, disse.

Curso - Para intensificar a atividade de Contação de Histórias nas escolas, os professores estão participando de um curso específico de Contadores de Histórias, na sede da secretaria de Educação. O curso de formação abrange atividades como "dinâmicas" e "aprendendo mais sobre a arte de contar histórias".

Para a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o objetivo da formação específica é contribuir na contação e incentivar o gosto pela leitura. “O curso de Contadores de Histórias está em nova edição para melhor atender a demanda de profissionais que atuam em bibliotecas e salas de leitura. Sabemos que a contação de histórias é primordial para incentivar não apenas a leitura e escrita, mas aguçar a imaginação e potencialidades dos estudantes”, ressalta.

De acordo com a responsável pelo grupo, Margarida Barcelos, os profissionais estão treinando para fazer bonito nas unidades escolares. “Fico emocionada de ver estes professores empenhados na arte da leitura e contação de histórias”, disse.

O curso prossegue até o final do ano letivo. Durante a entrega de certificados, os profissionais vão participar de simulações para atuar nas unidades municipais de ensino.


Fotos Relacionadas