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Rede municipal receberá novas salas de recursos multifuncionais

11/01/2016 14:26:00 - Jornalista: Joice Trindade

A rede municipal contará com novas salas de recursos multifuncionais na volta às aulas. Os espaços, que serão implementados pelo Governo Federal, são dotados de recursos pedagógicos voltados para acessibilidade. As unidades municipais que receberão os equipamentos são Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro (Nova Holanda), Ciep Leonel de Moura Brizola (Barra), Escola Municipal de Educação Infantil Lia Koop Franco (Vila Badejo), Escola Municipal de Educação Infantil Wanderley Quintino (Malvinas), Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria José Ferreira Barros (Visconde) e Escola Estadual Municipalizada Córrego do Ouro (Córrego do Ouro).

As escolas ganharão ambientes com mobiliários e materiais adequados como jogos direcionados, kits de desenho geométrico, prancheta de leitura, soroban, guia de assinatura e microcomputadores. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a aquisição das salas segue a determinação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

O secretário lembrou que no ano letivo de 2015, cerca de dez salas de recursos de escolas da rede municipal receberam aprovação do Ministério da Educação, após visitas realizadas pelas equipes da Secretaria de Educação Especial. Entre as unidades municipais estão Dolores Garcia Rodriguez, Ciep Municipalizado Maringá, Letícia Peçanha de Aguiar, Eda Moreira Daflon e Professora Maria Angélica de Oliveira das Dores.

Outras salas de recursos multifuncionais que também receberam avaliação positiva do MEC foram as do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão e Escola Municipal de Educação Infantil Professora Marly Vasconcelos Lemos.

ATENDIMENTO - A rede municipal conta com 45 salas de recursos multifuncionais. Segundo dados da rede municipal, 738 estudantes foram assistidos no primeiro semestre do ano passado. A Educação registrou no segundo semestre de 2015, 1,5 mil alunos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) no ensino municipal.

Além disso, 461 estudantes estão em processo de avaliação (parecer pedagógico do professor do AEE ou laudo clínico).

O município tem o objetivo de assegurar a inclusão escolar, garantindo o acesso e a permanência de todos os alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento (autismo infantil, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância), além de altas habilidades/superdotação matriculados no ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado.

“Todos os alunos devem ser integrados não apenas na sala de aula, mas em toda sociedade. Temos que nos preocupar com a qualidade do ensino e possibilidades de inclusão”, ressaltou Guto Garcia.

Diante da volta às aulas, o ensino municipal continuará recebendo alunos que apresentam deficiência, promovendo as condições para o acesso a uma educação de qualidade, na classe regular.

Segundo a coordenadora da Educação Especial, Regina Signé, o atendimento especializado é preferencialmente realizado na própria escola em que o aluno estuda, no período inverso ao da sala de aula comum que ele frequenta. Existe ainda a possibilidade de esse atendimento acontecer em uma outra escola próxima que é considerada polo, sempre no contraturno da escola comum.

CURSOS - Neste ano letivo, a Secretaria de Educação irá promover diversos cursos de formação continuada voltados para Educação Especial. Uma das novidades será o Libras, voltado para familiares de alunos surdos ou que apresentam deficiência auditiva. O município se destaca com atendimento nas unidades municipais consideradas polos. São elas: Lions, que funciona no bairro da Glória com nove surdos e deficientes auditivos, além de Estudantes com deficiência intelectual e múltipla. Outra escola é o Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar), polo que atende alunos que apresentam deficiência auditiva, visual e física.

Para assistência dos alunos, o município conta com profissionais especializados como professores de libras, de braile e intérpretes, além de equipe pedagógica e auxiliares de serviços escolares que participam de formações periódicas ligadas à Educação Especial.