Rede municipal se destaca em programa do Mercosul
A rede municipal de Macaé é a única do estado que participa da proposta no Pasantías de Intercâmbio Regional, que promove um intercâmbio entre representantes do Mercosul e do ensino municipal. Diante disso, a secretaria de Educação também é destaque no país, por atender o edital do Setor Educacional do Mercosul e classificar a proposta no Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (Pasem).
Mediante a proposta do Pasem, foram apresentados 33 projetos. Deste total, 11 trabalhos foram selecionados, um deles é o da secretaria de Educação - os outros projetos são de universidades e secretarias estaduais de Educação. O Pasem é um convênio firmado entre a União Europeia e o Mercosul. No Brasil o programa fica a cargo da Coordenação de Apoio ao Ensino Superior do Ministério da Educação (Capes).
Hoje, a rede municipal também é reconhecida na região por ser uma das pioneiras do interior do estado na criação do Núcleo de Pesquisa em Educação Integral (Nupei). O objetivo do trabalho é produzir conhecimentos e indicadores qualitativos e quantitativos que contribuam com a construção de uma política de Educação Integral no município e compreender o ensino municipal e os processos de aprendizagem na perspectiva da Educação Integral.
VISITA - Dez educadores integrantes do Mercosul serão recebidos no dia 12 de maio pela equipe da secretaria de Educação. Na oportunidade, eles vão conhecer a estrutura da educação do município, participar de formação e vivenciar projetos. Na programação, eles terão a chance de conhecer o Colégio Municipal do Sana e pontos turísticos como Parque Atalaia e Solar dos Mellos.
De acordo com a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Cláudia Regina Ribeiro Campos, o Nupei tem como objetivos realizar intercâmbio com outras instituições de estudos e pesquisas; produzir artigos e trabalhos científicos a fim de serem apresentados em eventos científicos e/ou publicados em periódicos especializados; encaminhar discussão a respeito da necessidade de formação continuada na perspectiva da educação integral, produzir conhecimentos sobre as escolas de horário integral a fim de subsidiar a elaboração de uma política de Educação Integral para aquelas escolas que já funcionam neste regime ou que venham a adotar até o ano de 2020.