Rede municipal vai promover encontros de educação pública
Foto: Rui Porto Filho
O objetivo é reforçar a qualidade do ensino na rede municipal
A rede municipal vai promover, nesta quinta (21) e sexta-feira (22), duas programações especiais voltadas para educação pública. Um deles será o I Encontro Municipal de Mobilização Social pela Educação Pública de Macaé. A oficina acontece nesta quinta-feira (21), das 8h às 17h; e sexta (22), das 8h às 12h, no auditório Cláudio Ulpiano, da Fundação Educacional de Macaé (Funemac). Estarão presentes representante do Ministério da Educação e da coordenadora Nacional do Plano de Mobilização Social pela Educação, Ivanete Oliveira dos Santos.
Para a programação foram convidados pais e responsáveis pelos alunos das escolas municipais, diretores, professores, líderes comunitários, lideranças de igrejas, agentes comunitários de saúde, além de membros do Conselho Tutelar e Juizado da Criança e Adolescente - e também interessados em atuarem como mobilizadores.
A finalidade do encontro é capacitar agentes de mobilização social e apresentar como um dos enfoques principais a importância do acompanhamento da vida escolar em prol da qualidade do ensino. Na ocasião, haverá orientações às lideranças sociais para realização de ações que tenham como finalidade garantir o direito de aprender.
De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, os dois encontros se complementam. “A intenção da rede municipal é reforçar a qualidade do ensino e mobilizar a sociedade e os profissionais por meio de práticas e experiências que visam ações e olhares diferenciados quanto ao ensino”, ressaltou.
Pautas - A oficina desta quinta-feira vai abordar fundamentos, estratégias, estatísticas e dados da educação brasileira: desafios e avanços. Outro tema é “O que as instituições (públicas ou privadas) e mobilizadores devem conhecer para mobilizar?”. Já no turno da tarde, serão destacados os seguintes assuntos: “Os fundamentos da interação escola-família-comunidade”, “Práticas de Mobilização Social pela Educação pelo Brasil”, e "Dicas para o fortalecimento do comitê".
Já na sexta-feira (22), a programação terá os enfoques “Território de atuação: quem iremos mobilizar?” e “Elaboração do Plano de Ação: estratégia de interação família-escola-comunidade, tendo em vista o Plano de Metas – Compromisso todos pela Educação”. O evento será das 8h às 12h.
Encontro Fortalecimento dos conselhos - Esta sexta-feira (22) também será marcada pelo I Encontro Municipal de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Macaé. O objetivo do evento é contribuir com a gestão democrática e reforçar a qualidade de ensino. A programação acontece na sede da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé (Fafima), das 8h às 18h.
A abertura do encontro contará com a palestra “Conselhos Escolares: Desafios e Possibilidades”, que será ministrada pela professora e coordenadora Estadual do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Rio de Janeiro, Silma Cleris.
No turno da tarde, das 14h às 18h, a professora e coordenadora do programa de Educação Fiscal do município de Resende, Marilene Duarte, profere a palestra “Unidade Executora-Associação de Apoio à Escola- Prestação de Contas”. Segundo a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Mônica Couto, os assuntos escolhidos visam contribuir com o contexto educacional.