logo

Rede municipal vai promover sensibilização pelo Dia do Autismo

26/03/2013 11:35:00 - Jornalista: Joice Trindade

A rede municipal de ensino irá promover na terça-feira (2) a sensibilização pelo Dia Mundial do Autismo. A previsão é que profissionais da Secretaria de Educação e de unidades de ensino da rede municipal usem no dia roupas na tonalidade azul, definida como a cor símbolo do autismo. Para marcar a data, pontos turísticos e históricos do país serão iluminados com esta cor.

No município, o atendimento aos alunos autistas é realizado pela equipe da Educação Especial da rede municipal de ensino. A finalidade é melhor atender os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação do município, apoiando assim todas as modalidades de ensino.



O ensino municipal conta com 42 salas de recursos multifuncionais com profissionais especializados em Educação Inclusiva, que atendem alunos com deficiência mental, física, múltiplas, auditiva, visual e de transtorno global de desenvolvimento (autismo clássico e asperger). Segundo dados do censo de 2012, existem na rede municipal de ensino 927 estudantes com deficiência, transtorno global de desenvolvimento - altas habilidades – e superdotação.



Os professores que atuam na Educação Especial participam de cursos de formação continuadas específicos. Um dos cursos que é promovido é “Diferença na Aprendizagem e Processo Mental”, que segue até o mês de julho. Recentemente, os profissionais também fizeram parte do II Encontro de Educação Inclusiva, que foi realizado na sede do Instituto Federal Fluminense (IFF)



As salas multifuncionais nas escolas municipais funcionam no contraturno. Os professores utilizam materiais pedagógicos e de acessibilidade, que visam estender o atendimento educacional especializado, complementar ou suplementar à escolarização.



A Prefeitura de Macaé prioriza o Atendimento Educacional Especializado (AEE), com os objetivos de produzir e organizar serviços e estratégias que assegurem a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Para isso, as salas são dotadas de equipamentos, mobiliários e materiais pedagógicos e de acessibilidade destinados a trabalhar as especificidades educacionais de cada um dos estudantes.



O projeto de salas de recursos multifuncionais segue determinação do programa de Atendimento à Educação Especial. Com isso, de acordo com a coordenação da Secretaria de Educação, esta é uma oportunidade de trabalhar as diferenças, rever posturas e integrar não apenas os alunos especiais, como os familiares e profissionais do ensino municipal. Para este ano letivo, a proposta da Educação Inclusiva da rede municipal é reforçar atendimento educacional especializado, fortalecendo assim o processo de inclusão nas classes comuns de ensino regular com recursos pedagógicos e tecnológicos.



Autismo- O Dia Mundial do Autismo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2007, que definiu a data de 2 de abril como marco da mobilização mundial. No Brasil, estima-se que existem dois milhões de autistas, mais da metade ainda sem diagnóstico. Segundo dados da ONU, o distúrbio atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Apesar de ainda não ter explicação, o autismo atinge mais as crianças do sexo masculino, na proporção de quatro meninos para cada menina.