logo

Reitor anuncia ampliação da UFF em Macaé

08/11/2013 15:12:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Denise Rangel

Proposta é ampliar cursos no município e liberar mais 23 vagas para docentes e 28 para técnico-administrativo

A Universidade Federal Fluminense (UFF) vai expandir e fortalecer a universidade no campus Macaé, na Cidade Universitária, em parceria com a prefeitura, por meio da Fundação Educacional de Macaé (FUNEMAC). A proposta, junto ao Ministério da Educação (MEC), é criar mais dois cursos no município com interseções com Contabilidade, Administração e parte da graduação em Direito. Além disso, o MEC vai liberar mais 23 vagas para docentes com dedicação exclusiva e 28 para técnico-administrativo da UFF-Macaé. Os anúncios foram feitos pelo reitor da UFF, Roberto de Souza Salles, durante reunião com o vice-presidente da FUNEMAC, Carlos José Mattos de Andrade, e os alunos da universidade, na noite desta quinta-feira (7), no auditório Professor Cláudio Ulpiano.

Segundo ainda o reitor, a consolidação da UFF-Macaé será definida em reunião entre o vice-reitor, Sidney Mello, e o prefeito Dr. Aluízio, na próxima segunda-feira (11). E, no dia 25, todos os pró-reitores da universidade terão encontro com os alunos e professores da UFF para ouvir as reivindicações e apresentar as soluções das demandas.

- Queremos uma interiorização enraizada da UFF em Macaé. Um dos caminhos é o concurso público que tem de ser local, para o desenvolvimento da universidade no município e região, disse o reitor. Ele informou que, atualmente, existem 29 vagas de docentes no campus, mas dessas, seis estão fora e terão de retornar à UFF-Macaé.

A reunião foi aberta para alunos fazerem perguntas e a principal reivindicação deles é a construção do bandejão. O vice-presidente da FUNEMAC explicou que a UFRJ já tem projeto para construir o restaurante universitário que poderá ser compartilhado por todos no campi. O reitor, então, disse que viabilizará junto à UFRJ a contrapartida da UFF para o bandejão. Enquanto isto, será estudada a possibilidade de liberar bolsa alimentação com número limitado de alunos. Eles têm outras reivindicações que serão analisadas com os pró-reitores.