Sala de leitura da Escola Municipalizada Fazenda Santa Maria é inaugurada
Foto: Maurício Porão
Alunos e familiares participaram de atividades artísticas e apresentação do grupo de contadores de histórias
Fantoches, globo terrestre e livros de contos, fábulas, quadrinhos e dicionários fazem parte da sala de leitura da Escola Estadual Municipalizada Fazenda Santa Maria. O novo espaço, inaugurado nesta quarta-feira (9), na unidade situada na antiga Estrada Macaé-Glicério, já começou a fazer parte da rotina dos 205 alunos e dos profissionais que vão intensificar a contação de histórias junto aos estudantes. A escola atende alunos das modalidades da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Entre os estudantes mais animados estava Samuel dos Santos, de 10 anos. “Amo ler e escrever. Quero fazer a leitura de todos os livros que estão aqui”, contou o estudante do 4º ano. Também entusiasmado é o aluno Everton Azevedo Rodrigues, de 7 anos. Além de estar encantado com os materiais pedagógicos da sala de leitura, ele fazia questão de mostrar para todos que percorriam o local a produção artística que a turma realizou na pintura da parede.
Durante a inauguração da sala de leitura da Escola Fazenda Santa Maria, os alunos e familiares tiveram a oportunidade de melhor conhecer o espaço, participar de atividades artísticas e assistir à apresentação do grupo de contadores de histórias da rede municipal de ensino.
O próximo passo, segundo a diretora-geral, Jussara Cruz, é promover na sexta-feira (11) a programação Recrear. A intenção é envolver as crianças do Ensino Fundamental e Educação Infantil em gincanas e brincadeiras.
Santa Maria - A Escola Estadual Municipalizada Fazenda Santa Maria foi apresentada no dia 27 de julho para a comunidade. A unidade, situada na localidade Morro Grande/Horto, teve a primeira parte da obra entregue. Ela abrange sete salas, uma pequena dispensa para material pedagógico, dois banheiros (masculino e feminino), uma cozinha, duas dispensas de alimentos e material pedagógico, laboratório de informática, além de refeitório.
A unidade é dotada de quatro salas de aula, uma sala de leitura, uma secretaria, sala de direção e equipe pedagógica. A escola é uma das principais referências de moradores do bairro e áreas próximas, condomínios e fazendas.
Encontro - Os professores da rede municipal de ensino que participaram do curso de Contadores de Histórias no primeiro semestre letivo participarão no próximo dia 24 do VI Encontro de Contadores de Histórias de Macaé. A programação será realizada na sede do Centro Cultural Rinha das Artes, situado na Rua Júlio Olivier, 633, Centro. A entrada é gratuita.
O encontro terá como tema “Onde um rio de gente se encontra com um mar de histórias". Para a programação, o público terá a oportunidade de assistir à apresentação de lendas macaenses por estudantes das unidades municipais, além de contação de histórias, sarau de poesias e palestras. Para a programação, já estão confirmadas as presenças do grupos “Historiarte”, que conta com dez integrantes da rede municipal de ensino e “Patranha”, com contadores de histórias de Casimiro de Abreu.