'Saúde na Escola' segue nesta quinta em Escola Municipal da Bicuda
Foto: Ana Chaffin
Escola Teotônio, na Virgem Santa, recebe atividades voltadas para políticas de saúde e educação
Dando prosseguimento às ações da Semana de Mobilização “Saúde na Escola”, o município seguiu nesta quinta-feira (11) com as atividades voltadas para políticas de saúde e educação. Foram promovidos teste de acuidade visual, avaliação de peso e altura, oficinas de alimentação saudável e prevenção ao álcool e drogas para cerca de cem alunos dos 1º ao 5º anos de escolaridade do segundo turno do Colégio Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo, antigo Joaquim Augusto Borges. A unidade situada na Bicuda recebeu a mobilização, das 13 às 17 horas.
A programação já foi desenvolvida em março com os alunos do turno da manhã. Representantes da Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) de Macaé ministraram a oficina “Alimentação Saudável”. Já a equipe do programa Estratégia Saúde Família (ESF) é responsável pelos testes de acuidade visual com os alunos. Além disso, a Divisão de Educação em Saúde levou o grupo Grutas, com apresentação da esquete “Alimentação e Saúde”.
A mobilização “Saúde na Escola” seguirá no dia 24 (quinta-feira) com medição de peso e altura, que será realizada em ação conjunta com os estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e integrantes da Catan. Neste mesmo dia, haverá atuação da Coordenação Extraordinária de Políticas Sobre Drogas, que ficará responsável pela animação lúdica com os temas “Sexualidade”, “Fatores de Proteção contra as Drogas” e “Alcoolismo”. A previsão é que entre os dias 15 e 17 da próxima semana, as atividades sejam executadas na Escola Municipal Generino Teotônio de Luna, localizada na Virgem Santa.
O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, foi instituído no ano de 2007. O objetivo é executar ações de saúde e educação voltada aos alunos da rede pública para promover o desenvolvimento pleno, aproveitando os espaços das escolas municipais para práticas de promoção e prevenção da saúde. Para a promoção das atividades, a articulação entre as redes municipal de ensino e rede básica de saúde é considerada fundamental para o Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação de políticas públicas voltadas para o bem-estar , saúde e cidadania.