Segunda etapa do Carioca de Corfebol acontece neste sábado
Foto: Moisés Bruno
Macaé é um dos únicos municípios a praticar o esporte
Acontece neste sábado (13) a segunda etapa do Campeonato Carioca de Corfebol, no Ginásio do Tênis Clube (Juquinha), às 14h. Quarenta e oito atletas da equipe da rede municipal participarão da competição. Eles são alunos das unidades municipais Pedro Adami, Sana e Oscar Cordeiro. Eles vão competir com as equipes do Rio de Janeiro e Casimiro de Abreu. O torneio é uma parceria da Federação Estadual de Corfebol.
De acordo com a coordenação de Corfebol da rede municipal, a modalidade esportiva proveniente da Holanda está atraindo cada vez mais o interesse dos alunos. Segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, a intenção é que o esporte seja ampliado para outras escolas municipais. “O esporte contribui com o desenvolvimento integral do estudante. Apoiando modalidades esportivas como estas, estamos investindo na formação do aluno e na descoberta de habilidades”, disse.
No país, apenas Macaé, Casimiro de Abreu, Rio de Janeiro e Americana, em São Paulo, contam com equipes do desporto, que conta com uma bola especial e um cesto de 3,5 metros, em que os alunos tentam acertar. O jogo é misto. Segundo a regra, a competição deve abranger dois times formados por oito pessoas cada um: quatro do sexo masculino e quatro do sexo feminino.
Cerca de 70 alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais Oscar Cordeiro, Pedro Adami e Sana participam do Corfebol. A atividade é ministrada pelo professor de Educação Física, Jhuan Leal. "O Corfebol já caiu no gosto dos alunos. Esta é uma modalidade diferenciada e preza valores como cooperação e igualdade entre os alunos participantes. Diante do sucesso na rede municipal percebemos alunos ainda mais concentrados e empenhados nos estudos”, finaliza Jhuan Leal.