Semana de Tecnologia é definida entre prefeitura e UFRJ
Foto: Maurício Porão
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será promovida em uma parceria entre prefeitura e UFRJ
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começou a ser definida nesta quinta-feira (25), durante reunião na sede da Secretaria de Educação, pelos representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da secretaria de Educação, Fundação Macaé de Cultura, e Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur). A programação será realizada em ação conjunta com a UFRJ e a Prefeitura de Macaé entre os dias 21 e 27 de outubro, ainda em local a ser definido.
A logística e a infraestrutura também começaram a ser planejadas. O próximo encontro vai acontecer no dia 8 de maio, às 15 horas, na secretaria de Educação.
A semana será direcionada a estudantes do Ensino Fundamental e à comunidade. A proposta é popularizar a ciência e intensificar a conexão entre as atividades esportivas, culturais e científicas,
com a intenção de levar a reflexão quanto às áreas voltadas para ciência e tecnologia.
A rede municipal considera que a semana vai contribuir com a disseminação de saberes de alunos das escolas municipais situadas na área central e Serra. A expectativa é receber durante o evento um público de cerca de 3 mil pessoas.
O tema deste ano será “Ciência, Saúde e Esporte”. A intenção é aliar atividades diversas como manifestações culturais, esportivas e ciência. Outro objetivo da coordenação do evento é montar
uma tenda ampla, que terá espaços reservados para atividades diversificadas. O local será reservado para circuitos com ações, que devem durar no máximo vinte minutos. Todas as oficinas serão ministradas pelos alunos dos 11 cursos de graduação, além de dois cursos de pós-graduação com acompanhamento dos professores do campus da UFRJ-Macaé.
Para organizar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a rede municipal deverá organizar junto aos dirigentes das unidades uma agenda específica de visitas às escolas. Já o público também terá um horário especial para visitação.
Outra proposta da coordenação do evento é realizar duas feiras de Ciências, uma delas sob a responsabilidade dos professores do curso de Química com a participação dos estudantes. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é apontada pelo Governo Municipal como mais uma oportunidade de possibilitar ao aluno uma vivência do processo de investigação científica e a compreensão da sua importância e a formação do espírito científico durante os estudos.
Participaram do encontro representantes da prefeitura, a coordenadora de Extensão do campus UFRJ-Macaé, Christine Ruta e o professor de Filosofia e Coordenador de Assuntos Comunitários do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (NUPEM- UFRJ), Gustavo Camargo.