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Seminário de Educação na Perspectiva Inclusiva qualifica 200 profissionais

21/11/2016 18:15:00 - Jornalista: Joana Benjamim

Foto: Rui Porto Filho

Programação movimenta Cidade Universitária

"Corpo em ação: deficiência ou habilidade?" foi o tema do III Seminário de Educação na Perspectiva Inclusiva, que movimentou durante toda esta segunda-feira (21), cerca de 200 profissionais de atendimento educacional especializado, de Educação Física e da Educação de forma geral. O evento, realizado no auditório da Cidade Universitária, contou com dinâmicas e vivências com a professora mestra, Henriette Porciúncula.

A programação teve inicio às 8 horas, com credenciamento dos que já tinham feito a inscrição no site da prefeitura. Em seguida, aconteceram a abertura oficial e a apresentação cultural com o grupo de Maculelê do Colégio Municipal Genêreno Teotônio de Luna com 13 alunos, sendo dois cadeirantes. Às 10 horas foi promovida palestra da professora Henriette Porciúncula. A programação prosseguiu à tarde, com a apresentação do Macaé Paralímpico, com o basquete sobre rodas com 15 atletas cadeirantes.

Finalizando o seminário, foi promovida uma dinâmica na área externa da Cidade Universitária, onde todos os participantes colocaram em prática tudo o que foi discutido durante o dia, inclusive experimentaram como é jogar basquete numa cadeira de rodas.

Segundo a professora mestra Henriette Porciúncula, a escola deve ser um lugar do "possível" e não do "impossível".

- Temos que trabalhar com nosso alunos com as ferramentas que temos, sem grandes espetáculos, mas causando o impacto dentro de cada um. Nós, professores, temos que acolher nossos alunos e proporcionar a eles momentos de aprendizagem e acolhimento dentro e fora da sala de aula. Nosso encontro, hoje, foi marcado por dinâmicas. Interagimos e trocamos experiências. Vivenciamos uma dinâmica com três focos diferentes para que os profissionais entendessem que no mesmo exercício podemos dar várias roupagens, atendendo à demanda de cada aluno - explicou, acrescentando que há muito tempo não participa de uma integração com a participação efetiva dos profissionais como no III Seminário.

Para a professora e diretora, Alessandra Salemi, o encontro foi excelente e motivador. "Todos os gestores da rede deveriam participar da palestra da Henriette. Ela é a verdadeira professora de sala de aula, motivadora, eleva nossa autoestima, nos faz ver o melhor que temos", disse.

Já para a estudante do oitavo período de Pedagogia, Sônia das Graças, o evento foi uma experiência válida. "Muitas coisas que aprendemos na faculdade foi demonstrado aqui, principalmente aula de Libras", opinou.

Na opinião da psicopedagoga da rede, Valéria Moreira, a palestra quebrou a formalidade, usou uma linguagem clara e fácil de entender e encantou com as dinâmicas de conhecimento corporal.

Segundo a secretária interina de Educação, Leandra Lopes, a rede municipal conta com 45 salas multifuncionais, atendendo os alunos com múltiplas deficiências e com 76 professores de recursos multifuncionais. A rede atende os alunos em todas as escolas em salas regulares, com apoio dos auxiliares que os acompanham diariamente durante as aulas, ajudando e contribuindo na aprendizagem e no crescimento. De acordo com o setor de estatística da Educação, as escolas da rede possuem cerca de 800 alunos que apresentam algum tipo de deficiência.


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