Seminário do Plano Nacional pela Alfabetização envolve cerca de 400 educadores
Foto: Maurício Porão
O objetivo do evento foi destacar o panorama da Alfabetização
“Saberes Matemáticos em Conexão”. Este foi o tema principal do Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). A programação, realizada na sede da Igreja Batista da Imbetiba, envolveu cerca de 400 educadores da rede municipal, além dos 16 orientadores de estudo do pacto e outros profissionais de ensino. O encontro foi marcado por reflexões quanto à prática pedagógica da alfabetização. A novidade é que no próximo ano letivo a formação do Pnaic será interdisciplinar, voltada para áreas do conhecimento como História e Ciências. Neste ano letivo, a ênfase da capacitação foi Matemática atrelada à Linguagem.
Com a realização do seminário, o objetivo da Secretaria de Educação é destacar o panorama da Alfabetização no município e as intervenções pedagógicas em prol do processo ensino-aprendizagem, dirigido para cerca de 9 mil alunos de 411 turmas de 1º ao 3º anos. A intenção do Pacto é assegurar que todos os alunos no município estejam alfabetizados até a faixa de oito anos
O encontro contou com exposição de fotografias e trabalhos desenvolvidos neste ano letivo durante as formações dos professores e práticas pedagógicas realizadas nas salas de aula da rede municipal. A ocasião também contou por apresentações de relatos referentes ao Pnaic-Macaé, homenagens aos orientadores de estudo e coordenadores, além de roda de conversa.
A programação também teve manifestações culturais como a apresentação dos corais das unidades municipais Jacyra Tavares Duval, Wolfango Ferreira e Leonel de Moura Brizola. O espaço também contou com Letramento Literário, com destaque para contação de histórias do representante de alunos da Escola Municipal Professor Antônio Alvarez Parada.
Palestras - A temática do seminário do Pnaic foi destacada pelos palestrantes Adriana Regina de Paula e Alan Calisto Lelis. “Estar em Macaé é uma honra. Sabemos que o trabalho realizado pela equipe do Pnaic na rede municipal está sendo um sucesso. Este seminário é importante, pois temos que sempre abordar o papel da formação continuada no processo de ensino entre alunos e professores”, disse Adriana.
- Temos sempre que debater a importância da capacitação do educador e as políticas públicas referentes à Educação. Toda a formação contribui para troca de experiências, o que dinamiza a prática do professor em sala de aula”, explicou O professor pós-graduado em Matemática pela UFF, e também formador de Matemática do Pnaic, Alan Calisto Lelis.
As participantes da formação, as professoras Vera Lúcia Moraes e Leila Tomé, elogiaram formação do Pnaic. “A nossa prática em sala de aula ganhou uma nova dinâmica. Conseguimos trocar experiências e aprofundar nossos conhecimentos de forma integrada”, observou Vera.
Durante o encontro, a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, agradeceu o empenho da equipe do Pnaic e observou que os resultados que estão sendo colhidos na rede municipal são gratificantes. “Esta é a culminância de um trabalho que abrange a construção das raízes da alfabetização. O conhecimento nos anos iniciais de escolaridade voltado para leitura, escrita e saberes matemáticos são essenciais para a formação do estudante”, ressaltou.
Pnaic - O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.