Tabuleiro Universitário é inaugurado na Fundação Educacional de Macaé
Foto: Guga Malheiros
Funemac amplia o contato dos munícipes com a Cidade Universitári
Mais uma conquista no campo do esporte e do conhecimento chega para a cidade. Trata-se do Espaço de Xadrez, inaugurado nesta terça-feira (8) pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac), através da Universidade Livre (Unilivre), na Cidade Universitária, espaço destinado ao lazer e ao desenvolvimento intelectual. Participaram da solenidade funcionários da casa, alunos das instituições de ensino da Cidade Universitária e do Colégio de Aplicação (CAp), membros da CASE Empresa Júnior e representantes do Clube Macaense de Xadrez.
O Tabuleiro Universitário - Xadrez para Todos é uma parceira entre a Funemac, a Unilivre e o Clube Macaense de Xadrez com o intuito de promover o contato da população com o esporte.
Paulo de Tarso, coordenador da Unilivre e idealizador do projeto, se sensibilizou com o espaço oferecido na Fundação à população. "Este é mais um espaço que a Funemac humanizou na Cidade Universitária. A importância do xadrez se traduz naquilo que concerne à concentração, ao desenvolvimento cognitivo mas, também, no aspecto emocional, pois este é um esporte que vai trabalhar o aspecto ético das relações na construção dos vínculos sociais", disse.
Com a primeira turma do curso gratuito, marcado para o dia 16, completa e composta por 24 alunos, Gleison Guimarães, presidente da Funemac, quer ampliar o contato dos munícipes com a Cidade Universitária.
- Este espaço é um presente para a Fundação Educacional de Macaé. Precisamos abrir mais as portas para que os cidadãos possam conhecer a Cidade Universitária e o que ela tem a oferecer. Agradeço ao Clube Macaense de Xadrez por proporcionar este acesso. Acreditamos no projeto porque acreditamos na juventude - enfatizou.
Os futuros alunos já ficaram com um gostinho de quero mais, após a primeira rodada de competição realizada na noite de inauguração. O presidente do Clube, Vitor Neves, entusiasmado com o movimento, acredita no sucesso do Tabuleiro Universitário. "Esse é o espaço de xadrez em Macaé. Desde 2006 o Clube de Xadrez procura na cidade um local onde pudesse facilitar o contato com o público em geral para conhecer o esporte. Fico feliz por termos essa parceira em nome do esporte”, afirmou.