logo

Torneio de Xadrez reúne 120 crianças

28/04/2016 15:19:00 - Jornalista: Laís Monteiro

Foto: Maurício Porão

Partidas de xadrez contribuem para memória e imaginação dos alunos

Concentração, tática e raciocínio lógico são fatores determinantes em uma partida de xadrez. Sendo um dos esportes mais populares do mundo, ganhou espaço entre 120 alunos do Ensino Médio, Fundamental I e II que estão participando dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais de Xadrez (Jeem-Xadrez), nesta sexta-feira, na sede da (Funemac). A competição, que começou na quinta-feira (27), tem o objetivo de proporcionar interação entre os participantes. Eles aplicam os conhecimentos adquiridos nas oficinas oferecidas em escolas municipais.

Contribuir para a memória e a imaginação são alguns dos benefícios do xadrez - o jogo é apontado como aliado no aprendizado. Escolas da rede municipal de ensino contam com oficinas, que visam estimular o aprendizado dos alunos por meio do jogo.

O competidor Rafael Oliveira, de 12 anos, é um dos representantes do Colégio Municipal Botafogo. Ele participa da oficina de xadrez há um ano e contou que o raciocínio é um dos segredos do jogo. “Tenho que estar atento a todos os movimentos para não perder peça, assim vou ter chance de ganhar”, frisou.

Além de contribuir no sentido educacional, o xadrez ensina a lidar com a derrota e a vitória, mostrando que a experiência da prática de um jogo perdido contribui para uma vitória futura, como pontua a Subsecretária de Educação, Andréa Martins. “O xadrez, no âmbito educacional, contribui com o aprendizado, mas também é um forte aliado na formação humana. É um jogo que estimula a parceria e principalmente o respeito entre os participantes” comentou.

O evento é organizado pela Secretaria de Educação por meio da Subsecretaria de Saúde, Cultura e Esporte. Em virtude das vantagens pedagógicas, a rede segue a lei municipal 2.891/07, que institui a prática de xadrez nas escolas em prol do desenvolvimento integral do aluno. Um dos destaques é o xadrez lúdico, indicado para crianças até dez anos, pois aborda a modalidade para o lazer e ajuda a criança a se adaptar aos compromissos da escola. Já o xadrez pedagógico é voltado para alunos acima de dez anos, desenvolve habilidades e comprometimento no desempenho escolar.


Fotos Relacionadas