logo

Treinamento de merendeiras começa nesta segunda

21/09/2015 11:42:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Programação segue até sexta-feira (25) em escolas municipais

Cerca de 300 merendeiras da rede municipal iniciam, nesta segunda-feira (21), o treinamento de manipulação de alimentos. O objetivo é reforçar a melhoria do oferecimento da merenda escolar. Para melhor realização do curso, a programação foi dividida em polos. A intenção da Coordenação de Nutrição da Secretaria de Educação é permitir que o treinamento seja mais prático, objetivo e dinâmico. A programação segue até sexta-feira (25).

No encontro vão ser apresentados de forma de forma lúdica trabalhos do dia a dia que abordam o processo operacional de preparação, armazenamento e distribuição da merenda. Nesta segunda-feira, o treinamento acontece na unidades municipal Polivalente Anísio Teixeira. Na terça-feira (22), no Colégio Municipal Paulo Freire. A formação segue nas unidades municipais Córrego do Ouro, na quarta-feira (23), e Sana, na quinta-feira (24). A programação termina na Escola Municipal de Educação Infantil Marly Vasconcelos Lemos, na sexta-feira (25).

O curso é ministrado pela equipe da área de qualidade da empresa fornecedora de merenda, em parceria com as nutricionistas da Secretaria de Educação. Entre os assuntos abordados estão: “Identificação de produtos”, “Higiene Pessoal”, “Uso completo de uniformes e equipamentos de proteção individual” e “Correta retirada de amostras-patologias”. Também serão abordados armazenamento adequado de produtos, boas práticas na manipulação de alimentos, correta utilização dos alimentos específicos para patologias e a importância de atentar aos rótulos, correto preenchimento das planilhas de higienização, motivação e técnicas de segurança.

De acordo com a Coordenação de Nutrição, a finalidade da formação é prevenir todo tipo de contaminação e intoxicações por alimentos, bem como armazenar adequadamente os estoques e reforçar os atendimentos especializados aos alunos que apresentam patologias como intolerância à lactose e ao glúten e diabetes.

Merenda - O cardápio dos estudantes dos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e EJA conta diariamente com café da manhã (desjejum), almoço, lanche da tarde e jantar para os estudantes do turno da noite. O governo municipal prioriza a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de produtos da Agricultura Familiar.