logo

'Trilhas de Leitura' segue no Ciep Darcy Ribeiro

21/10/2013 16:03:00 - Jornalista: Joice Trindade

Reforçar o processo de formação de leitura na rede municipal de ensino. Este é objetivo do projeto Trilhas de Leitura, promovido nesta segunda-feira (21) no Ciep Municipalizado Professor Darcy Ribeiro, na Nova Holanda. A atividade, ministrada pela equipe pedagógica que atua na subsecretaria de Ensino Fundamental, aconteceu nos horários de atividades dos educadores. O projeto é direcionado à sala de aula e prevê a formação continuada dos profissionais de ensino que atuam com os três primeiros anos de escolaridade.

O trabalho consiste em orientar os profissionais de ensino sobre as atividades do Trilhas de Leitura, desenvolvidas junto às turmas do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental. O Trilhas de Leitura é composto por diferentes materiais, de uso do professor e dos alunos, que visam criar oportunidades para que os estudantes em processo de alfabetização tenham maior acesso à literatura infantil e, consequentemente, à cultura escrita.

Através do projeto, foram distribuídos para a rede municipal de ensino cerca de 20 livros de literatura para as modalidades de Educação Infantil e primeiro segmento do Ensino Fundamental. Além das informações e divulgação do material do “Trilhas de Leitura”, a equipe pedagógica também direciona os educadores para o uso dos cadernos de estudos referentes ao projeto.

De acordo com a subsecretária de Ensino Fundamental, Rosângela Lobo, outra proposta é fortalecer o direcionamento do projeto, que trabalha a tecnologia social como um conjunto de materiais elaborados para auxiliar o trabalho dos professores em leitura, escrita e oralidade.

- As ações do projeto fazem parte das políticas públicas do Ministério da Educação (Mec) e têm como uma das finalidades contribuir para o alcance da meta de que toda criança seja plenamente alfabetizada - ressaltou a subsecretária de Ensino Fundamental.

O próximo passo da equipe pedagógica é lançar dois prêmios dirigidos à leitura, que serão direcionados aos professores que atuam no projeto “Trilhas de Leitura”. Um dos concursos será dirigido ao profissional que desenvolve boas práticas de leitura e escrita na sala de aula. Outra campanha será voltada ao leitor, que vai abranger ações voltadas para formação continuada e de incentivo à leitura. Ambas as programações estão sendo definidas e serão divulgadas ainda neste mês de outubro.