UFRJ-Macaé abre vagas para Medicina e Ciências Biológicas
Foto: Luiz Bispo
Novas vagas fazem parte do processo de interiorização da UFRJ
O Conselho de Ensino de Graduação (CEG) do campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de Macaé aprovou a reabertura de 30 novas vagas para turma do curso de graduação em Medicina e 20 vagas para o curso de bacharelado em Ciências Biológicas. Os novos cursos serão abertos no segundo semestre. O cronograma oficial dos cursos será divulgado em breve.
Os representantes do Conselho de Ensino de Graduação da UFRJ se reúnem periodicamente na sede da Fundação Educacional de Macaé, a Funemac, mantenedora da UFRJ, UFF e FEMAss. A abertura das vagas é a prova do processo de interiorização da UFRJ, e atua em sintonia com o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
Com cinco anos de funcionamento, a UFRJ de Macaé atende 1,7 mil estudantes no Campus Aloísio Teixeira, nos cursos de Graduação de Química, Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Engenharia, além do curso de Ciências Biológicas, ministrado quase exclusivamente no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem). O campus UFRJ-Macaé também atende 70 estudantes em dois cursos de mestrado, que devem receber no meado deste ano, novos estudantes.
Além disso, o campus Macaé da UFRJ aguarda a deliberação do CAPES e apreciação do Governo Federal para a criação do primeiro curso de doutorado Acadêmico de Ciências Ambientais e Conservação, que está previsto para ser implantado em dezembro com primeira turma aberta no ano letivo de 2014 no Centro Integrado de Macaé, com a abertura de 20 vagas iniciais.
O curso interdisciplinar será voltado para mestres em áreas diversas como Ciências Ambientais, Ciências Sociais, Química, Geologia, Geografia e outras áreas afins. O doutorado terá a duração de 450 horas e deve ser composto por quatro disciplinas obrigatórias e 18 eletivas.