Unilivre-Funemac: curso na região serrana atrai educadores
A Arte do Diálogo foi tema do curso sobre “Violência e Afetividade”, realizado esta semana, no distrito de Córrego do Ouro. O trabalho é fruto de parceria da Universidade Livre: Cidadania, Cidade e Humanidades (Unilivre) da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
As aulas acontecem uma vez por semana, contemplando profissionais de educação da região serrana de Macaé. O curso é realizado na sede do Macaé Facilita sempre com temas que podem ser apresentados na teoria e na prática, voltados para a cotidianidade da vida escolar. Os alunos aprendem, por exemplo, sobre o desenvolvimento das capacidades afetivas e relacionais.
O coordenador da Unilivre-Funemac, professor doutor Paulo de Tarso de Castro Peixoto, explicou que a ideia do curso sobre Arte do Diálogo foi valorizar a palavra como antiga tecnologia social já utilizada pelos gregos antigos e como ferramenta fundamental para o nascimento da democracia, bem como para a memória das culturas dos povos como produtora dos laços sociais.
- Os alunos puderam conhecer como as capacidades imaginativas, reflexivas e a memória afetiva se constroem de forma social e coletiva. Vale ressaltar que os professores do curso identificaram alunos que poderão ser multiplicadores deste mesmo curso no ano que vem na serra macaense. Muitos deles poderão fazer parte como professores colaboradores da Universidade Livre, promovendo a multiplicação dos conhecimentos que puderam apreender durante este curso, levando estes conhecimentos para outras pessoas – destacou Paulo de Tarso.
A Unilivre-Funemac funciona na Cidade Universitária, à rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.