logo

Workshop na educação contribui na formulação do Plano Plurianual

04/09/2013 13:22:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

Nesta terça-feira, educação se reúne para pensar na formulação do PPA

Visando contribuir com a formulação das propostas do Plano Plurianual (PPA), gestores da Câmara Permanente de Gestão e da secretaria de Educação participam na terça-feira (10) do workshop “Planejamento Estratégico”, por meio da parceria com a International Business Machines (IBM). A programação, iniciada na primeira quinzena de agosto na sede da secretaria de Educação, tem como objetivo a formulação do PPA na área de educação, instrumento de planejamento governamental de médio prazo, que estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de quatro anos.

O PPA é elaborado para representar a plataforma da atual gestão de governo, e é através dele que são traçadas e definidas diretrizes, objetivos e metas da administração pública para as despesas. Ministrado pelos consultores do programa Cidadania Corporativa, o workshop enfocou questões como planejamento e estratégias. Segundo o consultor da IBM, Júlio Maia, todas as informações repassadas são de acordo com a realidade do município.

Para isso, foram destacados assuntos como levantamento da situação atual, visão geral do plano estratégico, metas, e elaboração de objetivos. A secretária de Educação, Lúcia Thomaz, assinalou que o workshop está ajudando na formulação da metodologia do PPA e nas linhas mestras voltadas para área da Educação.

- Estamos empenhados em buscar melhorias para a educação em Macaé, e esse Plano serve como base para buscarmos nos próximos anos, as metas e os objetivos que são traçados - ressaltou, acrescentando que após a realização dos encontros, os participantes têm um olhar diferenciado sobre as estratégias em prol do ensino municipal.

O próximo workshop previsto por meio da parceria entre o governo municipal e a IBM será “Gerenciamento de Projetos”. Outra parceria também está programada entre a secretaria de Educação e a IBM para promover oficinas de animação e curtas elaborados pelo projeto Anima Mundi.