Prefeitura entrega credenciais para comerciantes informais

21/03/2022 14:38:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Cerimônia nesta segunda-feira buscou valorizar categoria

Para valorizar os comerciantes informais do município, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Fazenda, realizou, nesta segunda-feira (21), a cerimônia de entrega de credenciais de autorização de serviço. O prefeito Welberth Rezende participou do encontro, que aconteceu no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária. No exercício de 2022, a Coordenadoria de Postura registrou cerca de 350 solicitações de cadastro e recadastro do comércio informal.

“É muito importante para o governo criar essa proximidade com a categoria. Iremos avançar com os eventos tradicionais da cidade e vocês estarão presentes com a venda dos seus produtos. Em média, 48% da população brasileira estão na informalidade, portanto, a administração municipal precisa ter esse olhar para esse público. Macaé não para de comemorar números importantes para o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Com isso, o consumo torna-se cada vez maior e vocês também são beneficiados”, frisou o prefeito.

Para o comerciante informal Ébio Ferreira Rodrigues, que representou a categoria, a entrega das credenciais, com a cerimônia de reconhecimento, valoriza a classe que sonha recuperar o tempo perdido com a pandemia da Covid-19. “Passamos por um momento muito difícil, mas agora estamos aptos para trabalhar. Essa iniciativa demonstra que estamos tendo espaço nessa transformação do município”, acrescentou.

O secretário de Fazenda, Carlos Wagner de Moraes, destacou que a proposta é melhorar as condições de vida da população. “A geração de renda que os comerciantes informais ganham tendo uma oportunidade de trabalho é fundamental para diversas famílias. Além disso, a humanização do governo direcionado às pessoas também contribui para o desenvolvimento do município”, disse o secretário.

O coordenador de Posturas, Rafael Bartolomeu, falou sobre a importância de reconhecer os comerciantes informais. “A entrega dessas credenciais com uma cerimônia de reconhecimento é um sonho antigo. Esperamos continuar com essa parceria que promove o ordenamento do município e oferece oportunidades de trabalho conforme critérios da legislação”, ressaltou Rafael.

O coordenador de Ordenamento e Eventos da Posturas, Dionício Queiroz, informou que a prefeitura reduziu a taxa do comércio informal em 50%. “A categoria passou por muitas dificuldades durante a pandemia, mas, aos poucos, retornam com suas atividades”, pontuou.

A Coordenadoria de Vigilância Sanitária é parceira no processo com diversas capacitações. “Hoje vocês estão na informalidade, mas não esqueçam das boas práticas que aprenderam nos cursos”, disse o o coordenador especial da Vigilância Sanitária, Ricardo Salgado.


Fotos Relacionadas