Caminhada em prol do Dia Mundial de Conscientização do Autismo acontece neste domingo

01/04/2023 10:34:00 - Jornalista: Equipe Secom

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, será realizada, neste domingo (2), em Macaé, a já tradicional caminhada. A concentração será às 8h, na Avenida Agenor Caldas, Imbetiba. O evento - que é realizado pelo movimento Motivados pelo Autismo de Macaé (Mopam) - conta com o apoio da Prefeitura de Macaé e acontece anualmente, com o objetivo de levar mais informação e reflexão sobre o transtorno, reunindo familiares, amigos e simpatizantes à causa.



''Retomamos com uma das missões da associação Mopam que é conscientizar a sociedade macaense em relação a esse transtorno neurológico que, atualmente, atinge 1 cada 36 crianças, segundo estudos do CDC Americano. Se faz necessário termos mais informações e menos preconceito pela causa que, com certeza, está cada vez mais próxima das famílias brasileiras. Não há cura para o autismo e, sim, melhora de qualidade de vida quando esse indivíduo e seus responsáveis conseguem se sentir incluídos na sociedade, sem julgamentos e com dignidade'', informou a presidente do Mopam, Lucia Anglada.



O secretário de Desenvolvimento Social, Fabrício Paes, destacou a importância do evento. ''Como Poder Público, nossa função é apoiar e desenvolver políticas de inclusão e qualidade de vida”,defende.

O Autismo - O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é em 2 de abril. Os transtornos do espectro autista (TEA) englobam uma série de diferentes apresentações do quadro, que têm em comum: maior ou menor limitação na comunicação, seja linguagem verbal e/ ou não verbal; na interação social; comportamentos caracteristicamente estereotipados, repetitivos e com gama restrita de interesses. Em Macaé, o tratamento do autismo pode ser feito pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil Oficina da Vida (Capsi). O trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, psiquiatra, assistente social, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, fisioterapeuta, enfermeiro e técnico de enfermagem. O Capsi funciona no endereço Rua Dr. Francisco Portela 239. Contatos também pelo telefone 2796-1352.