Cidade Universitária recebe jovens do Programa Nova Vida

23/03/2023 09:20:00 - Jornalista: Renatta Viana

Foto: Divulgação

Encontro integra o calendário de formação dos jovens

Mais de 50 jovens do Programa Nova Vida se reuniram na tarde desta quarta-feira (22) na Cidade Universitária para participarem da segunda aula que integra o calendário de formação desses jovens. De 13h às 15h, a Secretária Adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, ministrou uma palestra que envolve o tema: Soft Skills, que são competências comportamentais ou ainda, a capacidade que o indivíduo tem em se relacionar com as outras pessoas sem criar conflitos desnecessários e se adaptar a novas situações.

Segundo Flaviá, as empresas têm valorizado determinadas competências comportamentais não relacionadas à parte técnica do trabalho, mas igualmente difíceis de treinar e poderosas para o ambiente de trabalho e a competitividade do negócio. “Hoje realizei com eles uma anamnese, um levantamento sobre a as mais variadas formas de se relacionar, possibilitando e oportunizando que esses jovens possam aplicar em suas vidas o conhecimento que adquiriram aqui, seja no mercado de trabalho ou na vida pessoal”, disse Flaviá, citando que alguns exemplos de Soft Skills são: facilidade de interagir com as pessoas; empatia; liderança; boa capacidade de comunicação, etc.

De 15h às 17h, os coordenadores do Observatório de Macaé, Felipe Loureiro e Alice Tavares, também da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, falaram sobre Educação Patrimonial, que pode ser entendida como uma espécie de instrumentos de metodologia para que se compreenda mais a respeito da cultura, usando de artifícios como o incentivo a leitura, por exemplo. Neste campo, o trabalho desenvolvido junto aos jovens, leva em consideração pontos de grande importância através dos quais crianças e adultos serão inseridos em um processo de conhecimento, apropriação e valorização de heranças culturais das quais eles já fazem parte de alguma forma.

O coordenador do Programa Nova Vida, Douglas Fontes, fala sobre a satisfação em vê-los realizando essa formação teórica, futuramente seguindo para parte prática, em que eles atuarão no dia a dia dentro de seus setores de trabalho. “O objetivo do Programa Nova Vida e da Secretaria de Desenvolvimento Social, é capacitá-los para que saiam com uma expertise na área administrativa, conhecendo os setores da Prefeitura, criando mecanismos para que sejam bem sucedidos dentro do mercado de trabalho e, ao final, quando forem desligados do Programa, estejam certificados, fazendo jus ao nosso lema: Incluir para capacitar”, pontuou Douglas.


Fotos Relacionadas