Núcleo de Dança Portadores da Alegria celebra 26 anos com espetáculo no Sindipetro
14/11/2025 13:00:00 - Jornalista: Carla Cardoso
Foto: Divulgação
A noite foi marcada pela apresentação de dança “Nostalgia - Ontem foi Assim”
Destaque em Macaé, quando o assunto é arte e inclusão, o Núcleo de Dança Portadores de Alegria completou 26 anos de atuação, em uma comemoração que marcou a noite desta quarta-feira (12), no Teatro Sindipetro. Na ocasião, os dançarinos sobre rodas apresentaram o espetáculo de dança “NOSTALGIA - Ontem foi Assim”.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Acessibilidade e Economia Solidária, Nayara Ribas, celebrar esse momento ao lado de pessoas tão especiais reforça a importância da inclusão, do acolhimento e do poder transformador das expressões artísticas.
“Foi uma noite linda e inspiradora. O espetáculo nos mostrou que a dança ultrapassa limites, conecta corações e revela que a verdadeira beleza está na força, na superação e na alegria de viver. Vania Tolipan, fundadora do grupo é uma mulher inspiradora e admirável, uma referência na assistência social do município”, observa a secretária.
A Coordenadora Geral de Políticas para PCD de Macaé, Caroline Mizurine, ressalta que o trabalho do Núcleo de Dança Portadores de Alegria transforma vidas.
“Todos ali ressignificaram as suas histórias, e fizeram da dança e da cultura as suas ferramentas de protagonismo e inclusão social”, celebra.
O Núcleo de Dança Portadores de Alegria é uma Associação sem fins lucrativos, fundada em 1999, onde é desenvolvido um trabalho por meio da arte. Recentemente, o grupo recebeu prêmios no Grand Prix Ana Botafogo, que contou com a presença da bailarina que dá nome ao evento e do dançarino Carlinhos de Jesus.
Conhecida por sua atuação social e na luta pelos direitos da pessoa com deficiência, Vania Tolipan celebra que os últimos anos foram marcados por conseguir muitas melhorias na qualidade de vida dessas pessoas.
“Conquistando vários prêmios e vencendo as barreiras da discriminação”, comemora.




