Secretaria de Mobilidade Urbana


Programas e projetos vigentes


A Secretaria de Mobilidade Urbana é responsável por gerenciar o Cartão Macaé que beneficia os moradores do município com a passagem no transporte urbano coletivo a R$ 1,00. Na secretaria também é possível solicitar a emissão dos cartões de estacionamento Especial (CEVE) e do Idoso. A validade é de três anos.

A Coordenadoria de Educação para o Trânsito realiza ações durante todo o ano com intuito de promover e divulgar medidas preventivas de segurança viária. Este é um dos setores prioritários da secretaria com intuito de reduzir os índices de acidentes de trânsito, por meio da educação e conscientização de todos os atores que compõem o trânsito.

Dentro da programação do setor, a equipe desenvolve atividades para diversos públicos, que vão desde os alunos das redes pública e privada à colaboradores de empresas, condutores, pedestres, ciclistas e motociclistas. As atividades são: Escolinha de Trânsito, palestras para empresas e segmentos da sociedade, Blitz Educativas nas ruas, seminários e cursos, campanhas educativas e eventos diversos.

A Diretoria de Transportes realiza a fiscalização do transporte coletivo urbano em pontos estratégicos do município, promove as vistorias anuais dos veículos de fretamento, táxis, escolar e urbano. Busca por capacitação e inovações tecnológicas direcionadas ao Transporte Público e melhoria na grade de horários, itinerários e frequência dos ônibus.

O setor de Planejamento atua em projetos a serem realizados para melhoria da Mobilidade Urbana em Macaé. Entre eles, ampliação das ciclovias, Smart City (Cidade Inteligente), bicicletas compartilhadas, Revisão do Plano de Mobilidade Urbana (PMU), novos abrigos de ônibus, entre outros.

As operações de trânsito para favorecer a fluidez em horários de maior fluxo de veículos, eventos diversos, travessia de alunos, obras, entre outros, são funções da Coordenadoria de Trânsito. Assim como apoio, com agentes e sinalizações, em todas as manutenções realizadas em via pública, como iluminação, pontes, calçadas, guias, bueiros, podas de árvores, pinturas e a Pronta Ação (apoio às ações do município).

O setor de Engenharia trabalha na elaboração de pareceres técnicos em processos de licenciamento e alvarás; manutenção da sinalização vertical em diversos pontos da cidade; elaboração de projeto básico para licitações da secretaria e acompanhamento técnico das obras que interferem na circulação viária da cidade.