logo

Ação de conscientização lembra Dia Mundial sem Tabaco

28/05/2019 11:51:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Teatro e distribuição de folhetos marcaram o evento

Para lembrar o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio (sexta-feira), Macaé realizou, nesta terça-feira (28), ação de conscientização no ambulatório do Hospital Municipal Madre Tereza de Calcutá, em Imbetiba. Com o tema “Tabaco e saúde pulmonar”, o objetivo foi alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. O evento teve apresentação do grupo de teatro Grutas e distribuição de folhetos.

A dona de casa Luciana Cláudia da Silva, 45 anos, afirmou que fuma desde os 15 anos, porém, tem consciência das doenças que o tabagismo pode causar. “Na minha casa somos três fumantes. Cheguei a parar na gravidez, mas voltei. Atualmente, tenho enorme vontade de parar. Pretendo buscar tratamento e ver se consigo”, explicou Luciana.

A coordenadora da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo, vinculada à Secretaria de Saúde, Solange Santana, destacou que a ação buscou conscientizar a população e, também, divulgar os locais de tratamento. “O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo, causando câncer e doenças crônicas, por exemplo”, disse.

Segundo Solange, tão logo a pessoa começa a fumar, tem início uma reação inflamatória provocada pela temperatura elevada da fumaça, que queima não só os pulmões, mas toda a via aérea. Ela acrescenta que o cigarro lesa as vias respiratórias, pois o revestimento interno do aparelho respiratório não suporta a toxicidade e a alta temperatura da fumaça e, com isso, começa a sofrer danos.

Os interessados em parar de fumar podem procurar, em Macaé, a área Técnica de Prevenção e Controle de Tabagismo, localizada na Casa da Convivência, Rua Visconde de Quissamã, 482, Centro. O telefone para contato é 2762-0413. O tratamento também é oferecido em oito unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF): Fronteira, Aroeira, Visconde, Campo do Oeste, Sana, Horto, Glicério e Morro de São Jorge.

Principal causa de morte

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Dessas, é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral).


Fotos Relacionadas