Secretaria de Saúde


Ambulatório LGBTQIAP+


Dentre os serviços disponíveis à população LGBTQIAP+, está o Ambulatório LGBTQIAP+ do Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, vinculado à Secretaria de Saúde. Atualmente, o ambulatório atende cerca de 40 pacientes por semana, com 350 pacientes cadastrados. Em 2023, foram realizados mais de 7 mil atendimentos e mais de 100 hormonizações (procedimento com utilização de hormônios). Os atendimentos podem ter periodicidade semanal, quinzenal ou mensal, de acordo com as necessidades de cada paciente. Eles acontecem de segunda a quinta-feira e terão horários e dias de semana ampliados ainda neste semestre. A equipe é composta por assistente social e psicólogo (Acolhimento) e por dois médicos (Clínica Médica, Saúde Mental e Hormonização).

A marcação para o Acolhimento é efetivada tanto por livre demanda, quanto por encaminhamento de profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Pronto Socorro, UPAs, Consultório de Rua, entre outros equipamentos do município. Para a marcação é necessário se identificar como LGBTQIAP+, ter o Cartão do SUS de Macaé, ser maior de 18 anos ou estar acompanhado de responsável caso tenha 16 ou 17 anos de idade para atendimento clínico ou psicológico, porque a família também receberá orientação profissional. Os pacientes transexuais que desejarem realizar a hormonização precisam ser maiores de 18 anos de idade.

Acesso
O Ambulatório LGBTQI+ funciona há três anos no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, situado na rua Gov. Roberto Silveira, 108, no Centro da cidade. O telefone para contato é o (22) 2796-1762. Os atendimentos acontecem de segunda a quinta-feira, das 7h às 20h.