Campanha de prevenção à hipertensão mobiliza centro da cidade

26/04/2011 14:45:16 - Jornalista: Lione Acácia - estagiária

Foto: Ana Chaffin

Ação foi realizada para lembrar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, que atinge 25% dos brasileiros.

Nesta terça-feira (26) alunos e profissionais de enfermagem atenderam a comunidade no calçadão da Avenida Rui Barbosa e na Praça Washington Luiz, verificando a pressão arterial e orientando quanto aos riscos da Hipertensão. A ação aconteceu em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, que é realizada todos os anos com atividades que visam orientar a população. O evento foi organizado pela Secretaria de Saúde, com parceria da Escola Técnica de Enfermagem José Rodrigues.

Quem passou pelo calçadão, em frente à Sociedade Musical Nova Aurora, pôde aferir a pressão arterial, e receber informações sobre como prevenir e tratar a hipertensão. Os profissionais e estagiários, da Escola Técnica de Enfermagem José Rodrigues, distribuíram material informativo e se necessário, encaminhavam pacientes para as unidades de saúde do município.

De acordo com a enfermeira da Escola Técnica, Dilvani Santana Dias, quando verificados pacientes com o nível de pressão arterial elevado, eles são encaminhados para o Programa de Saúde da Família (PSF) mais próximo da sua residência. “Em alguns casos, há necessidade de levar o paciente direto para o Pronto Socorro, devido à gravidade da situação”, disse Dilvani.

Para a coordenadora de enfermagem, Elizabeth Ferolla, campanhas como essa são essenciais para o controle da doença. “Levar informação para a população sobre os cuidados necessários é muito importante. Dessa forma, cada cidadão pode cuidar da sua própria saúde, prevenindo complicações”, disse ela.

A supervisora da Coordenação de Enfermagem, Cláudia Paes, acredita que a prevenção é a melhor opção, tanto para os pacientes, que evitam o agravamento da doença, como para o município, que diminui os custos com as medicações.

A hipertensão é uma doença que atinge em média 20% a 25% da população brasileira. Uma estatística que sobe para 50% nos idosos. A doença é um fator agravante para os problemas cardiovasculares.

Para Josiléia Bernardo, que estava passando pelo calçadão da Rui Barbosa, verificar a pressão arterial é uma necessidade. Ela é hipertensa e descobriu a doença em uma consulta com o dentista. Hoje toma remédios diariamente e faz o controle no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. “Estava passando por aqui e como não tenho como verificar minha pressão arterial em casa, aproveitei para fazer o controle aqui”, disse ela.

Para prevenir a doença, deve-se controlar os fatores de risco, como o excesso de peso, sedentarismo, elevada ingestão de sal, baixa ingestão de potássio e consumo excessivo de álcool e, em alguns casos, intolerância à glicose e diabete, tabagismo, estresse e menopausa.


Fotos Relacionadas