Campanha de vacinação contra a Gripe começa nesta segunda

19/04/2011 14:07:33 - Jornalista: Lione Acácia - estagiária

Foto: Ana Chaffin - arquivo

Novidade neste ano é que gestantes e crianças entre seis meses e dois anos também poderão ser vacinados, além de idosos.

A secretaria de Saúde de Macaé inicia nesta segunda-feira (25) a Campanha de Vacinação contra a Gripe A e a Gripe Comum (Influenza). A novidade neste ano é que gestantes e crianças entre seis meses e dois anos também poderão ser vacinados, além de idosos, indígenas e profissionais da saúde que já faziam parte das campanhas anteriores. A campanha é nacional e segue as determinações do Ministério da Saúde.

A vacinação contra a gripe segue até o dia 13 de maio. Em Macaé, a campanha acontece em 40 postos fixos e volantes, com o apoio de 300 profissionais da prefeitura e voluntários. O próximo dia 30 será o dia de mobilização nacional, com programações especiais em Macaé e em todo o Brasil. Em Macaé, a campanha tem a supervisão da Coordenadoria de Saúde Coletiva e Programa Municipal de Imunização de Macaé,

Para as crianças de seis a 23 meses, serão aplicadas duas doses da vacina. Os pais devem levar os filhos ao posto de saúde 30 dias após a primeira dose da vacina, para que seja aplicada a segunda dose.

A vacina que será distribuída protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1). A gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios.

O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Apesar de ser considerada uma doença benigna, a gripe pode complicar o quadro clínico de pacientes vulneráveis. A doença pode se apresentar de uma forma leve e de curta duração, até formas graves e complicadas. Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, podendo se agravar. As complicações são muito mais comuns entre os idosos, pessoas com história de patologias crônicas ou outros grupos, como gestantes, indígenas e crianças.

De acordo com informações fornecidas pelo Ministério da Saúde, em 2009 mais da metade dos pacientes confirmados com o vírus da Gripe A (H1N1), eram mulheres, e dessas, 35% eram gestantes. Também morreram mais mulheres contaminadas pela doença no mesmo ano. Alguns estudos demonstram que a vacinação pode reduzir o número de hospitalizações por pneumonias e também o número de mortalidade em razão da doença.

Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro.