Campanha de vacinação contra gripe A continua até sexta-feira

16/05/2011 12:19:14 - Jornalista: Ana Paula Medeiros - estagiária

Foto: Ana Chaffin

A campanha de vacinação contra gripe A foi prorrogada

A Secretaria de Saúde de Macaé, através da Coordenadoria de Saúde Coletiva e do Programa Municipal de Imunização, informa que mais cinco mil doses de vacinas contra a gripe vão chegar a Macaé, na terça-feira (17). As doses serão distribuídas, até sexta-feira (20), nos 40 postos fixos e volantes por município.

A campanha de vacinação contra gripe A foi prorrogada para que gestantes, idosos, crianças de seis meses a dois anos e ainda a força de trabalho da saúde possam ter mais alguns dias para se imunizarem contra a doença.

Em Macaé, até quinta-feira (15), 12.106 doses foram distribuídas. Em todo o estado mais de um milhão e 300 mil pessoas foram imunizadas e no Brasil, até a última sexta-feira (13), mais de 18 milhões e 400 mil pessoas tomaram a dose da vacina contra a gripe A.

Neunilsa Guedes, de 77 anos, conta que não conseguiu incentivar o marido, de 88 anos, a ir se vacinar e, por isso, achou que tinha perdido o prazo de tomar a vacina, que para ela, é muito importante para evitar o contágio com a doença.

- Fiquei esperando meu marido vir junto comigo, mas ele não quis, então resolvi vir hoje saber se ainda poderia me vacinar. Ainda bem que prorrogaram, se não, eu iria ficar sem tomar a dose. Agora, vou continuar tentando trazer meu marido para se imunizar contra a gripe, explica Neunilsa.

A gerente do programa de Imunização, Cláudia Campanati, ressalta que é importante que a população vá a um posto de saúde, o mais rápido possível, para evitar ficar em filas de espera no último dia.

- O quanto antes as pessoas comparecerem é melhor para evitar o tumulto nos últimos dias da campanha. É importante lembrar que não haverá mais prorrogação. Todas as pessoas do grupo de risco terão somente até sexta (20) para procurarem uma unidade de saúde e se imunizarem contra a gripe A, alerta a enfermeira.