Casos de conjuntivite aumentam no município

15/04/2011 10:52:59 - Jornalista: Ana Paula Medeiros - estagiária

A Secretaria de Saúde de Macaé (Semusa) informa que estão aumentando os casos de conjuntivite no município, e a população deve ficar alerta com os cuidados que se deve tomar para evitar a doença, que pode durar de uma semana a 15 dias. De acordo com a Semusa ao perceber os primeiros sintomas da doença a pessoa deve se dirigir a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Para evitar o contágio com a doença é importante sempre lavar as mãos e o rosto, e para secar, usar, de preferência, papel toalha ou toalhas de tecido, desde que sejam lavados todos os dias. Não se deve também compartilhar maquiagens e evitar coçar os olhos. Aqueles que já estão com conjuntivite devem trocar as fronhas dos travesseiros diariamente e não se automedicarem.

A doença deixa os olhos vermelhos e lacrimejantes, com a sensação de areia ou cisco nos olhos, também deixa as pálpebras inchadas e provoca coceira e secreções amarelas nos cantos dos olhos ou nas bordas das pálpebras.

De acordo com o oftalmologista Ariovaldo de Azevedo Manhães, não são todos os tipos da doença que são contagiosas e para cada caso há um tipo de tratamento diferente, mas sempre se deve evitar o contato com pessoas com conjuntivite.

- Embora as conjuntivites possam ser de causa alérgica, viral, bacteriana ou por irritação química, somente as infecciosas (virais e bacterianas) é que são contagiosas. As virais são as que mais causam epidemias e, geralmente, têm os sintomas mais fortes na primeira semana, explica.

O tratamento é feito de acordo com o agente causador da doença (viral, bacteriana ou alérgica). A viral é a mais agressiva e de fácil propagação e não há medicamentos específicos. A bacteriana e a alérgica provocam inchaço e muita coceira, o tratamento inclui o uso de colírios antibióticos ou pomadas, prescritos pelo médico.

A conjuntivite é uma inflamação na membrana transparente que reveste a frente do globo ocular. A doença pode ser causada por vírus e bactérias, transmitida pelo contato direto com as mãos, secreções e objetos contaminados. Pode também ser transmitidas por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes como fumaças, cloro de piscina, maquiagem, sabonetes e até a produtos de limpeza.