Catan orienta sobre alimentação saudável em tempos de pandemia
Foto: Arte
O Catan destacou algumas dicas para uma alimentação nutritiva não só em tempos de pandemia, mas como um novo estilo de vida mais leve e saudável.
Arroz, feijão, mandioca, frutas, legumes e verduras são alguns alimentos essências para garantir uma alimentação saudável, principalmente se for caseira, preparada com ingredientes frescos, naturais e recheada de muito afeto. Pensando nisso, a Divisão Especial da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), ligada a Secretaria de Saúde, destacou algumas dicas para uma alimentação nutritiva não só em tempos de pandemia, mas como um novo estilo de vida mais leve e saudável.
De acordo com Catan, com o isolamento causado pela pandemia de Covid-19, as pessoas começaram a preparar sua própria refeição, dando prioridade a alimentos frescos, como frutas e vegetais. A iniciativa pode gerar uma queda no surgimento e agravamentos de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças renais, entre outros.
Planejamento nas compras, horário das refeições, alimentos integrais, sol, sono, além da importância da moderação com sal e açúcar são algumas dicas destacadas pelo Catan.
Como começar essa mudança pela alimentação:
- Um bom planejamento das compras e das refeições é muito valioso para agilizar o tempo no mercado e evitar desperdícios;
- A rotina alimentar deve ser mantida com horários regulares pelo menos para as três principais refeições: café da manhã, almoço e jantar. Desfrute de momentos agradáveis à mesa;
- Dê preferência para os alimentos integrais em sua forma mais natural (arroz, feijão, mandioca, frutas, legumes e verduras). Use e abuse da criatividade!
- Os vegetais devem marcar presença em todas as refeições, trazendo cor, sabor e muita saúde. Opte pela cocção a vapor para minimizar a perda de nutrientes!
- Carnes, aves, peixes e ovos devem ser consumidos em pelo menos uma refeição;
- Use óleo, gorduras em geral, sal e açúcar, com moderação;
- Cuidado com a hidratação. Beba água!
-Diga não aos ultraprocessados;
- Durma bem, mantenha contato com quem você ama. Ritualize o que te faz bem!
Reforce a sua imunidade
Alguns nutrientes são essenciais:
Zinco - encontrado em alimentos como shitake, carne vermelha, frango, semente de abóbora e gergelim;
Selênio - castanha-do-Pará, ovo, sementes de girassol, fígado bovino, peixes diversos e peito de frango;
Vitaminas A - gema de ovo, leite, fígado de boi, frutas e legumes amarelos e alaranjados e vegetais verde-escuros;
Vitamina D – leite e derivados, ovos, peixes como salmão e sardinha; Não esqueça do banho de sol!
Vitamina B6 - banana, aveia, grão-de-bico, peixes como salmão, frango, camarão e avelãs;
Vitamina C - laranja, limão, acerola, abacaxi, goiaba, agrião, escarola, brócolis, tomate e espinafre;
Vitamina E e ômega 3 - óleos vegetais, sementes de girassol, amêndoas, nozes, abacate, manga, abóbora e brócolis;
Reforçar os cuidados com a higiene também é de extrema importância para evitar contaminação. É recomendado Lavar as mãos na hora do preparo, cozinhar bem os alimentos, não conversar, tossir e até mesmo cantar perto dos alimentos; reforçar a limpeza em cima das bancadas e mesas; não comprar produtos de embalagens amassadas; limpar bem as embalagens antes de abrir ou guardar; higienizar frutas, verduras ou legumes em água corrente e colocá-los em solução clorada com água sanitária.
A Divisão Especial da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) conta com nutricionistas distribuídos em diversas unidades de saúde e atua em vários programas, como: Linha de Cuidado para Pessoas com Obesidade; Fórmulas Infantis e Leites Especiais; Bolsa Família; e Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional.
O Catan realiza atendimento de 7h às 18h, pelo telefone 2765-8700.