Centro de reabilitação realiza três mil atendimentos por mês
Foto: Bruno Campos
Espaço realiza uma média de três mil atendimentos por mês
Com um atendimento multidisciplinar, o Centro de Reabilitação Dona Sid Carvalho, inaugurado em dezembro, já realiza uma média de três mil atendimentos por mês. O espaço, da Prefeitura de Macaé, que fica anexo ao Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, centralizou diversos serviços que são complementares ao processo de reabilitação.
O Centro de Reabilitação Dona Sid Carvalho conta com serviços de órtese, prótese, ostomia, reabilitação com fisioterapia (geral,neurológica, respiratória, oncológica e RPG), exame de audiometria e práticas integrativas com acupuntura, auriculoterapia, homeopatia, além de psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.
De acordo com a coordenadora da Divisão de Fisioterapia e Reabilitação, Carla Cecília dos Santos, os usuários podem fazer os agendamentos dos serviços de segunda a sexta-feira, sempre de 7h às 18h, mediante apresentação de encaminhamento médico, cartão do SUS e documentos pessoais. Para o exame de audiometria, é preciso seguir com toda documentação na Coordenação de Controle, Avaliação e Auditoria, que funciona no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba.
A professora Thamiris Alcântara está na sua sétima sessão de fisioterapia no braço direito. Após uma queda, ela fraturou o úmero que causou uma lesão no nervo radial, o que a deixou sem movimento no punho. Thamiris contou que seu tratamento de fisioterapia iniciou recentemente, pois o acidente aconteceu na segunda quinzena de dezembro de 2019, na ocasião ela foi atendida no HPM e depois transferida para o Hospital São João Batista, onde fez a cirurgia. “Logo que fui liberada pelo médico, comecei com as sessões de fisioterapia e o espaço é muito bom, material moderno, os profissionais são muito atenciosos”, frisou.
Órteses e próteses – O serviço de órtese e prótese oferece toda assistência aos pacientes amputados, com dificuldades de locomoção e que necessitam de equipamentos como cadeiras de rodas e de higiene, sapatos adaptados, palmilhas, andadores, muletas, bengalas, coletes, entre outros.
Os pacientes que necessitam de alguns desses equipamentos devem levar a solicitação do médico ou fisioterapeuta até a Coordenadoria de Controle, Avaliação e Auditoria, para abertura do processo. Além do pedido, é preciso apresentar o cartão do SUS, documentos pessoais e comprovante de residência.
O usuário será chamado pelo serviço e passará pela equipe para a aferição das medidas que serão encaminhados para a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR) de Niterói. A ação faz parte de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a AFR.
O Centro de Reabilitação Dona Sid Carvalho está localizado na Avenida Governador Roberto Silveira, 108, Centro. O telefone é (22) 2772-3425.