Centro de Referência ao Diabético oferece atendimento multidisciplinar à população
Foto: Moisés Bruno
Especialidade médica funciona na Rua Dr. Bueno, 627, bairro Imbetiba
O Centro de Referência ao Diabético (CRD) oferece atendimento multidisciplinar aos diabéticos do município. O objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida e diminuição dos agravos ocasionados pela doença e internações hospitalares.
O coordenador do CRD, Diego Rodrigues, explica que para ter o acolhimento no local, é necessário que o paciente tenha o encaminhamento de um médico.
- Nosso programa atende somente as pessoas encaminhadas com diagnóstico fechado. Recebemos usuários de insulina, gestantes diabéticas, crianças e pessoas com diabetes graves de difícil controle - explicou.
Ele acrescenta ainda que o atendimento é realizado por 24 profissionais e a equipe é formada por médico endocrinologista, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros (triagem, pré-consulta, avaliação e oficina de insulina), assistentes sociais, podólogos, fisioterapeutas e terapeuta ocupacional.
O coordenador informou que no último quadrimestre (setembro a dezembro), a unidade realizou um total de 5.557 atendimentos multidisciplinares, com um aumento de 131 novos pacientes, totalizando 4.877 usuários cadastrados no programa.
Para o aposentado Getúlio Matos, ser atendido pelo Centro de Referência ao Diabético significa vida. Ele conta que descobriu que tem diabetes há oito meses e assim que soube do diagnóstico procurou assistência em saúde.
- Aqui sou muito bem tratado por nutricionistas, endocrinologista, podólogos e assistentes social. Realizo os exames de três em três meses e todas as taxas estão controladas, mas para isso, cuido da alimentação e procuro obedecer as orientações que recebo aqui - disse.
A dona de casa Lilian Andrade conta que procurou o Centro de Referência ao Diabético para receber atendimento para o filho de 11 anos. Ela descobriu que a criança tinha diabete há três anos e por meio da orientação de uma amiga procurou a unidade para o tratamento.
- Meu filho apresentou os sintomas e depois que soube que o diagnóstico era o diabetes, procuramos o tratamento que seguimos seriamente. Aqui no centro, ele recebe toda assistência necessária com todos os profissionais - conta.
O Centro de Referência ao Diabético (CRD) funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na Rua Dr. Bueno, 627, bairro Imbetiba. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone: 2796-1015.