Combate à dengue é reforçado nas escolas

11/05/2022 18:26:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Nesta quarta (11), alunos da Escola Lions receberam informações sobre os cuidados preventivos

Em Macaé, escolas municipais estão recebendo atividades específicas sobre o tema do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde. O objetivo é permitir que os estudantes sejam multiplicadores de informações e que o tema seja incluído no projeto político pedagógico de cada escola municipal.

Nesta quarta-feira (11), foi a vez da Escola Municipal Lions (Glória). A programação despertou o interesse da garotada do 1º ao 5º ano, que participaram de jogos interativos, oficinas e dinâmicas. Na oportunidade, a equipe voltada para a ação de educação em saúde abordou assuntos como ciclo do mosquito e a importância do cuidado com a água parada.

Com a ação, a intenção da Secretaria de Saúde é que cada escola municipal visitada receba atividades específicas com a proposta de conscientizar sobre a importância de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A programação também visa permitir o reconhecimento de hábitos de higiene que ajudam a eliminar a proliferação, incentivar a procura dos postos de saúde ao suspeitar da doença e sensibilizar e conscientizar sobre a necessidade de mudança de posturas para evitar uma epidemia da doença na comunidade.

Acompanhados pela professora orientadora pedagógica, Margarida Silveira, alguns alunos fizeram perguntas e lembraram de parentes que já tiveram dengue. "Esta ação é fundamental para conscientizar sobre o cuidado e prevenção dentro de casa, para eliminar e evitar a proliferação do mosquito, e também o aumento dos casos de dengue", destaca Margarida.

Ao ministrar a palestra, a agente de endemias, Claulimara Moreira, destacou que o combate à dengue continua sendo essencial. "Esse é um momento de unir forças, convidando alunos e professores para que sejam heróis junto com a gente", afirma.

Vale lembrar que as escolas estão sendo orientadas a desenvolver ações voltadas para medidas preventivas da proliferação do mosquito que acontece em qualquer lugar em que se acumule água parada em recipientes abertos.


Fotos Relacionadas