Conferência de Saúde discute expectativas e diretrizes para o setor

21/05/2011 10:04:13 - Jornalista: Tatiana Gama

Um espaço de troca e discussão da saúde pública de Macaé. Esta é a proposta da Conferência Municipal de Saúde, que este ano está em sua 10ª edição. O evento, que foi aberto nesta sexta-feira (20) e prossegue neste sábado (21), na Escola Estadual Matias Neto, traz o tema "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do povo brasileiro”. A ideia é conferir as propostas do último encontro, em 2009, definir as próximas prioridades da área, além de eleger os delegados que representarão o município na conferência estadual.

O secretário de Saúde de Macaé, Eduardo Cardoso, lembrou que o SUS resgata uma dívida social há 21 anos. “O Sistema Único de Saúde é universal e participativo. E isso acontece por meio dos conselhos e dessas conferências. Todos os avanços estão relacionados às políticas públicas de saúde. Nossa intenção é torná-la mais inclusiva, proporcionando melhor qualidade de vida. É bom manter o que está dando certo e mudar as necessidades”, enfatizou.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Pedro Carvalho, afirmou que a conferência é um espaço democrático para o controle social do SUS. “Todos estamos na expectativa de surgirem novas diretrizes no debate do modelo de saúde que queremos”, acrescentou.

A coordenadora geral da comissão de organização da conferência, Magda Delfino, ressaltou que a participação de toda a sociedade é um fator fundamental para o encontro, que discutirá ideias e elaborará propostas para a conferência nacional, em Brasília, no final deste ano (30 de novembro a 4 de dezembro). As conferências municipais se realizam a cada dois anos com a participação de diversos segmentos sociais.
A cerimônia de abertura contou também com a presença do representante do Conselho Estadual de Saúde, Sebastião de Paula, da coordenadora adjunta da comissão de organização da conferência, Júlia Cristina Pereira, do vereador Carlos Emir Mussi Júnior, e da relatora da conferência, Adriana Lenclerc.

Números – Em 2010, a Secretaria de Saúde de Macaé contabilizou 812.925 consultas médicas realizadas para uma previsão de 583.236. No mesmo ano, foram previstos 291.000 exames laboratoriais e foram feitos 662.918. Além disso, a rede pública municipal atendeu 423.776 receitas médicas. Em procedimentos como atenção básica, serviços ambulatoriais e hospitalares próprios, os números são: 3.291.301.