Dia D de Doação de Sangue acontece neste sábado

17/06/2022 16:18:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Ação faz parte da Campanha Junho Vermelho

O “Dia D de Doação de Sangue”, realizado pelo Serviço Municipal de Hemoterapia, acontece neste sábado (18), das 8h às 18h. A ação faz parte da Campanha Junho Vermelho, que tem o objetivo de reforçar a importância da doação regular e ampliar o número de doadores no município. Os interessados podem comparecer à sede do hemonúcleo, localizada na rua Dr. Bueno, 40, Centro.

O objetivo da Campanha Junho Vermelho é aproximar, cada vez mais, o Serviço de Hemoterapia da sociedade, com ações e informações capazes de sensibilizar e reforçar a importância da doação regular de sangue como um ato de solidariedade que salva vidas.

O coordenador administrativo, Denio Marinho Pinheiro, fala sobre a importância da ação. “Além do mês inteiro de conscientização, por meio da Campanha Junho Vermelho, a escolha do sábado como o Dia D, com a realização de um mutirão para a doação de sangue, foi pensada, especialmente, com o intuito de atender a parcela da população macaense que não consegue doar durante os dias de semana”, frisa.

O médico e responsável técnico do Serviço Municipal de Hemoterapia, Adelmo Henrique Daumas Gabriel, acrescenta que durante os períodos de outono e inverno, épocas de frio em que há um aumento das infecções respiratórias, os estoques nos hemocentros de todo o Brasil ficam sempre em níveis críticos e deficitários, o que já estava sendo observado antecipadamente em Macaé, com uma constante diminuição do número de doadores desde o final de maio.

Passo a Passo


O fluxo total da coleta tem duração média de 50 minutos. O doador apresenta seu documento oficial com foto na recepção, onde são apresentadas as instruções iniciais e os critérios básicos para a doação. Na sala de espera, o serviço social informa sobre as etapas da coleta de sangue, além de realizar ações de conscientização, sensibilização e fidelização dos doadores.

Em seguida, é realizada a triagem clínica por um profissional de saúde, por meio de entrevista pessoal e sigilosa, além da aferição de temperatura, pressão arterial, peso, altura e dosagem de hemoglobina. O doador apto segue então para a sala de coleta de sangue, que possui três cadeiras próprias para este procedimento. Após a coleta, é necessário permanecer no local por 15 minutos, no mínimo, período exigido para a devida recuperação, onde é oferecido um lanche, também obrigatório.

Agendamento


Para facilitar o acesso nas doações regulares, o Hemonúcleo possui agendamento eletrônico, por meio do site oficial da Prefeitura de Macaé (www.macae.rj.gov.br), na aba "Doe Sangue". O doador irá preencher seus dados nos campos e marcar o dia e horário da sua doação.

O Serviço Municipal de Hemoterapia funciona 24 horas, todos os dias, mas os horários da doação de sangue são de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h30 às 11h30. O telefone de contato é 2796-1756.

Participe! Confira os requisitos básicos para a doação:


Ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados e apresentar consentimento formal dos responsáveis;

Apresentar documento original de identificação com foto, emitido por órgão oficial;

Estar em bom estado de saúde;

Pesar mais de 50 quilos;

Estar descansado, com o mínimo de seis horas de sono na noite anterior;

Estar alimentado e bem hidratado;

Evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação;


Os intervalos mínimos entre as doações, para homens, são de 60 dias, com no máximo 4 doações em 12 meses. E de 90 dias para mulheres, com até 3 doações no período de um ano.