Dia D mobiliza governo e reforça enfrentamento ao Aedes aegypti

24/05/2022 16:48:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Jaqueline Carvalho

A mobilização ocorre como estratégia de redução dos índices de positividade de novos casos de dengue

O Dia D de enfrentamento ao Aedes aegypti, que acontecerá no próximo dia 8, é prioridade para o governo municipal. Secretarias e agentes estarão nas ruas, com objetivo de reforçar a conscientização da população sobre as iniciativas necessárias para a redução do índice de proliferação do mosquito e da taxa de incidência de casos confirmados de dengue.

A estratégia, que promoverá ações em diversos pontos da cidade, foi definida nesta terça-feira (24), pelo prefeito Welberth Rezende, junto aos secretários municipais de Saúde, Alexandre Cruz, de Infraestrutura, Santiago Borges, de Obras, Felipe Bastos, e Serviços Públicos, Rodrigo da Silva.

“O objetivo é promover uma ação geral de limpeza, garantindo a destinação adequada dos resíduos, eliminando focos de proliferação do mosquito. Essa iniciativa ajuda a conscientizar a população de também promover essa limpeza geral dentro de suas casas, cuidando do seu espaço, promovendo ainda a prevenção da dengue. Essa é uma ação de prioridade para a Saúde e demais secretarias envolvidas”, afirmou o prefeito Welberth Rezende.

A mobilização ocorre também como estratégia de redução dos índices de positividade de novos casos de dengue, mapeados pela equipe da Vigilância em Saúde, e seguirá como base os dados do Levantamento Rápido de Índices do Aedes Aegypti (LIRAa), realizado pela Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental (CEVAS).

“Estamos diante de um novo cenário de crescimento de casos de dengue na cidade, o que requer uma ação enérgica da nossa equipe de Saúde, mas também o auxílio da população, já que os dados indicam que cerca de 80% dos focos do aedes se encontram dentro das residências. Todo cuidado é essencial neste momento”, alerta Alexandre Cruz.

A reunião também contou com a participação da Coordenadora de Vigilância em Saúde, Elenice Sales, que mobiliza a ação do Dia D, e da Diretora Geral do Hospital Público Municipal (HPM), Mayara Rezende, e do Coordenador do CEVAS, Flávio Muniz.