Secretaria de Saúde

logo

ESF Aroeira recebe palestra sobre Aleitamento Materno

13/08/2014 17:30:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: Divulgação

A palestra foi ministrada na Unidade Estratégia de Saúde da Família da Aroeira

Com o objetivo de conscientizar mães e gestantes sobre a importância da amamentação para o bebê, a Secretaria de Saúde de Macaé promoveu, na manhã desta quarta-feira (13), uma palestra sobre a importância do aleitamento materno na Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF), da Aroeira, em parceria com a Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A ação faz parte das programações que acontecem neste mês em comemoração à “Semana Mundial do Aleitamento Materno" cujo tema, neste ano, é "Aleitamento Materno: Uma vitória - para toda vida".

De acordo com a coordenadora do Catan, Carine Lima, ações como estas podem salvar vidas. “O aleitamento é o que há de melhor. Ele é fundamental até os dois anos de idade e reduz de 13 a 20% a mortalidade infantil. O leite humano protege a criança contra doenças infecciosas, como meningite bacteriana, diarreia e infecção do trato respiratório. O aleitamento materno também fortalece o vínculo entre a mãe e seu bebê no ambiente extrauterino”, destaca Carine.

A palestra contou com cerca de 30 pessoas, entre mães, avós, gestantes e puérperas. Xenia Kath Souza, de 33 anos, foi uma das mães que participaram da palestra. Mãe de três filhos, ela falou sobre a importância da família no aleitamento materno. “Engravidei pela primeira vez aos 14 anos. Foi a minha família que me incentivou a amamentar corretamente, eles foram fundamentais nesse momento decisivo, pois meus filhos sempre foram saudáveis e nunca tiveram nenhuma doença”, disse.

Na ocasião, as nutricionistas visitaram algumas puéperas em suas residências, também no bairro Aroeira, incentivando e orientando sobre a importância da prática. A professora da UFRJ, Jane Capelli, também informa que todas unidades estão promovendo debates e bate-papo nas salas de espera, falando da importância do aleitamento materno nos aspectos fisiológicos, odontológicos e nutricionais, além de distribuição de folhetos educativos.

No dia 19, às 9h e 14h, acontece uma palestra no Centro de Referência do Adolescente (CRA), em parceria com a Catan e UFRJ. Dia 20 haverá atividade voltada para as gestante, inclusive as de risco nutricional, sede da Catan, em dois turnos, às 9h e às 14h, e contará com a participação de bolsistas de projetos e estagiários do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Campus Macaé). Já no dia 27, será montada uma tenda no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, em frente à sede da Sociedade Musical Nova Aurora, das 9h às 16h.

Dados - De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 41% dos bebês com menos de seis meses no país são alimentados exclusivamente com leite materno. A taxa é semelhante à média mundial, calculada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o Ministério, Macaé tem uma relação exclusiva em crianças menores de quatro meses. Setenta e cinco por cento dos recém-nascidos são alimentados somente com leite materno. “A meta é atingir 100%”, ressalta Jane Capelli.

A parceria entre a Catan e o grupo da UFRJ-Macaé foi estabelecida no ano de 2012, e desde então vem trabalhando juntas no incentivo e promoção da prática do aleitamento materno, favorecendo ao aumento desta prática nas nutrizes de Macaé bem como o conhecimento de vários temas, ligados a esta prática pela população assistida na Atenção Básica, segundo Carine Lima (Nutricionista e coordenadora da Catan).


Fotos Relacionadas