logo

Gripe: Macaé tem 84% do público-alvo vacinado

28/05/2019 13:43:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto

Trinta e cinco unidades de saúde disponibilizam a vacina, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h para o público-alvo

Termina na sexta-feira (31) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Iniciada em 10 de abril, o percentual de imunizados no Estado do Rio de Janeiro é um dos mais baixos do país. Em Macaé, o último balanço aponta que 84% do público-alvo já recebeu a vacina, percentual maior que a média nacional, que é de 63%.

O Programa de Imunização da Secretaria de Saúde disponibiliza 35 unidades, que funcionam de segunda a sexta-feira de 8h às 17h. Segundo a responsável pelo programa, Luciana Santos, nesta segunda-feira (27), a movimentação foi grande na Casa da Vacina. “Durante todo o dia recebemos um grande fluxo de pessoas, principalmente crianças”, afirmou, acrescentando que a expectativa é que até sexta-feira o município atinja a meta do Ministério da Saúde, de vacinar 90% do público- alvo.

Ela alerta ainda aos pais e responsáveis para que fiquem atentos, pois algumas crianças precisam receber a segunda dose da vacina. “É importante que vejam a caderneta de vacinação, onde foi colocada a data de retorno”, disse.

Vestido de Batman, o pequeno Vitor, de quatro anos, chegou animado ao posto de saúde. De acordo com a mãe, Sandrina Huebra, além da gripe, o filho recebeu outras vacinas. “Com a proximidade do inverno, aumentam os problemas respiratórios, principalmente nas crianças, e a vacina é a melhor forma de prevenir contra as complicações da gripe”, frisou.

Luciana contou ainda, que muitas pessoas têm dúvidas de contraindicações da vacina. “A vacina só não é recomendada para quem estiver com febre ou tiver o diagnóstico de alergia grave ao ovo”, citou.

Segundo os dados do Programa de Imunização, o grupo com maior percentual de cobertura são as puérperas (97%), crianças (86%), trabalhadores da saúde e idosos (83%), gestantes (81%) e professores (79%). O principal objetivo da campanha de vacinação contra gripe é reduzir a mortalidade e as internações causadas pela doença. A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul em 2018.

Gripe

A gripe é uma doença infecciosa aguda de natureza viral, altamente contagiosa, que atinge o trato respiratório e cuja ocorrência se observa em maior intensidade ao final do outono e durante o inverno.

A vacina é a melhor tecnologia disponível para a prevenção da influenza e suas consequências, proporcionando redução da mortalidade. Outra forma de prevenir a gripe é manter hábitos simples de higiene, como lavar as mãos com frequência, cobrir nariz e boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar e não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal se estiver com sintomas de gripe – febre, tosse, coriza, dor de cabeça e dor no corpo (músculos e articulações).


Fotos Relacionadas